Extensionistas da Emater de Candeias do Jamari realizaram uma demonstração de métodos para uso de silagem na alimentação de vacas leiteiras. A atividade teve por objetivo lançar e incentivar o programa de alimentação como incremento na produção de leite da bacia leiteira da região. A meta é que agricultores familiares também façam uso da silagem em suas propriedades.
A silagem é uma tecnologia de suplementação alimentar que visa o melhoramento do rebanho de bovinos leiteiros. Sua fabricação consiste no resultado de um processo de anaerobiose (ausíªncia de oxigíªnio), por acidificação do material verde vegetal.
Muito utilizada por pecuaristas e agricultores mais abastados para minimizar problemas causados com a escassez das águas no período da seca, a técnica contribui para o avanço da pecuária leiteira no Estado. Com o programa de alimentação como incremento na produção de leite – que conta com o incentivo das políticas públicas de governo, implementadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) – a Emater está orientando os agricultores familiares na utilização de suplementação de alimentos para o seu rebanho.
Em Candeias do Jamari a prática foi realizada na propriedade dos agricultores Fernando Rogério Magalhães e Osmano José Ramos, em parceria com agricultores da Linha 43, que compõe a bacia leiteira na região. “O objetivo é levar aos agricultores uma tecnologia que poderá trazer melhorias na qualidade da alimentação e, consequentemente ganhos de produtividadeâ€, diz Maciel Fidelix Roza, gerente da Emater local.
Durante o preparo da silagem foram apresentados maquinários, equipamentos e insumos necessários para a confecção da silagem no local. Os agricultores foram orientados sobre a prática de colheita com uso de ensiladeiras e armazenamento da silagem com silo trincheira. “Com isso, a meta para o próximo ano é atingir novos produtores com uso da silagem em suas propriedadesâ€, complementa o gerente.
Fonte: Assessoria