#Emater incentiva agroindústria com derivados do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O objetivo foi incentivar a agregação de valores através da agroindustrialização de produtos derivados do leite

A Associação de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondí´nia (Emater) promoveu, em Guajará-Mirim uma Exposição de Produtos Industrializados Derivados do Leite. O evento, realizado na Praça Mário Correia, pela equipe da Emater/Guajará-Mirim, no Território Madeira Mamoré, reuniu cerca de 200 pessoas entre agricultores familiares, pequenos comerciantes, turistas e autoridades para visitação e degustação de variedades de queijos. O objetivo foi incentivar a agregação de valores através da agroindustrialização de produtos derivados do leite.

A agroindústria familiar se constitui a partir de motivações de natureza econí´mica e social. Sua implantação em Rondí´nia vem ganhando grande incentivo por parte do governo estadual que, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) lançou o Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove).

Para o gerente da Emater em Guajará-Mirim, Francisco de Assis Barros, a agroindústria familiar rural surge de uma oportunidade de mercado identificada pelo empreendedor de fundo de quintal, na maioria das vezes de forma intuitiva, sem estudos ou avaliações técnico-econí´micas preliminares. “Via de regra, essa oportunidade se relaciona com o conhecimento técnico do próprio empreendedor ou de algum de seus familiares, e é em torno deste conhecimento que ele planeja suas instalações e estrutura a sua produção”, diz Barros.

Ele explica ainda que a principal motivação é de ordem econí´mica, ou seja, a agregação de valor aos produtos transformando-se artesanal ou semiartesanal os excedentes que os produtores rurais não conseguem comercializar in natura. Dentre as motivações sociais mais relevantes destacam-se a fixação da famí­lia na propriedade rural e a manutenção da integridade familiar com envolvimento de todos os membros na produção.

A Exposição de Produtos Industrializados Derivados do Leite realizada em Guajará-Mirim visou apresentar as variedades de subprodutos do leite processados na agroindústria do agricultor Claudemar Lagos, localizada no quilí´metro 12 da margem esquerda da BR-425, cujos produtos víªm sendo muito bem aceitos na região. “O objetivo foi mostrar que é possí­vel oferecer alimentos mais saudáveis por um preço muito mais baixo que o da técnica tradicional, com a vantagem de se conhecer a origem dos produtos e as técnicas de higiene utilizadas”, indaga Barros.

Durante a exposição, além de conhecer os procedimentos da agroindústria, os participantes tiveram a oportunidade de degustar os diversos tipos de queijos ali produzidos.

Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas