Emater, Embrapa e Sebrae capacitam técnicos em tecnologia para a cadeia #leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (Sebrae) são parceiros na capacitação de técnicos de 10 municípios da região sudeste do Pará, em Marabá, para o curso de tecnologia para a cadeia produtiva do leite com base em pastagem.

A formação, que reúne 38 técnicos, trata de diversos assuntos inerentes à cadeia produtiva do leite, como pastejo rotacionado, seleção e melhoramento da genética do leite. “Com isso pretendemos contribuir com as boas práticas da bovinocultura de leite. Apesar das regiões sul e sudeste serem responsáveis pela maior produção de leite no Estado, ainda têm práticas precárias nesse aspecto”, diz o pesquisador da Embrapa, Daniel Mangas.

Segundo a médica veterinária da Emater, Yale da Glória, a tecnologia será uma das ferramentas que a Emater vai utilizar junto às 500 famílias que estão sendo atendidas pela Emater em 10 municípios da região, entre eles, São Domingos do Araguaia, Piçarra e Eldorado do Carajás, que estão incluídos na chamada pública do leite, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A capacitação será encerrada nesta quinta-feira, 23, com uma visita à propriedade agrícola familiar do senhor Márcio Iop, no município de São Domingos do Araguaia. Atendido pela Emater, Iop é referência em produtividade leiteira, chegando a retirar até 12 litros de leite por ordenha na propriedade. Número quase quatro vezes superior à média da região, que é de 3,5 litros/dia por animal.
Iolanda Lopes
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas