# Dia de Campo mostra estratégias para produção de leite na seca

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Criadores de gado interessados em conhecer estratégias para convivíªncia com a estiagem e produção de leite durante esse perí­odo devem participar, na próxima semana, de atividades organizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e pelo Serviço de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae) em propriedades de agricultores familiares.

As ações, chamadas de Dias de Campo, fazem parte do projeto Balde Cheio e começam no dia 1º de outubro, a partir das 9h, na Fazenda Cruzeiro, no Povoado Paus Pretos, zona rural de Monteirópolis, do produtor Neilson Alves de Aquino. No local, além de gestão da propriedade, serão mostradas técnicas de produção de silagem para garantir reserva alimentar para o gado.

â€œí‰ a mudança na gestão da propriedade, na condução do rebanho e no preparo da reserva de alimento que fazem a diferença para esses criadores atendidos pelo Balde Cheio”, ressalta o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante. “Eles provaram que é possí­vel produzir mesmo com escassez de chuva e agora servem de referíªncia a outros criadores”.

Ainda no dia 1º, a partir das 14h, o Dia de Campo continua na Fazenda Trapiá, do produtor Elias Francisco de Oliveira, no Povoado Baixas, zona rural de Jacaré dos Homens. Na quarta-feira (2), a partir das 9h, a ação será na Fazenda Esperança, no Povoado Patos, em Poço das Trincheiras, pertencente ao criador Adalberto Félix. í€s 14h, será na Fazenda Padre Cí­cero, no Povoado Gravatá, em Cacimbinhas, pertencente ao criador Nemoíªmio da Silva.

Na quinta-feira (3), a partir das 9h, o Dia de Campo será na Fazenda Olho d’ígua Novo, zona rural de Belo Monte, que pertence ao agricultor Givanildo Antí´nio de Melo. Em cada uma das atividades são esperados entre 30 e 40 criadores.

Além da Seagri e do Sebrae/AL, as ações contam com apoio da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) e da Fazenda Eficiente.

Balde Cheio

Por meio do Balde Cheio, os agricultores recebem capacitação, assistíªncia técnica e equipamentos para melhorar a produção de leite, base da economia na região sertaneja. Cada grupo de agricultores beneficiados recebe arados de tração animal, máquina forrageira, botijão de síªmen e tanque de resfriamento de leite.

“Somando tudo isso í  orientação na produção de forragens, manejo dos animais, higiene na ordenha e gestão da unidade produtiva, queremos profissionalizar ainda mais a produção de leite”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

De acordo com ele, por determinação do governador Teotonio Vilela, a pecuária de leite está recebendo uma série de ações para se tornar sustentável e garantir renda ao produtor familiar. “Já está comprovado que a pecuária leiteira é a atividade que mais gera renda para o agricultor”, destacou o secretário. “Por isso ela está sendo apoiada com ações que dão resultado, que melhoram a vida de milhares de famí­lias”.

Fonte: Ascom/Seagri

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas