# Deputados prestam apoio a produtores de leite do Sudoeste

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Bloco Parlamentar de Agricultura Familiar e o Bloco Parlamentar Agropecuário fizeram em 02/09/13 uma audiíªncia pública com agricultores familiares e veterinários da região Sudoeste do Paraná para debater a questão da brucelose e da tuberculose em animais.

De acordo com dados apresentados na reunião, que ocorreu no plenarinho da Assembleia Legislativa e contou com o apoio do deputado estadual Nelson Luersen, 25% das propriedades rurais de leite no Estado estão no Sudoeste. Somente este ano, 41 animais da região tiveram que ser sacrificados por apresentar uma das duas zoonoses que mais afetam o gado leiteiro: tuberculose ou brucelose.

“Este é um dado preocupante e que tem abalado muito os nossos produtores rurais. Temos a preocupação emergencial de ajudar a resolver este problema, tanto no que se refere a indenização das famí­lias que vivem do leite, quanto na erradicação definitiva de doenças como a brucelose e a tuberculose no Paraná”, afirmou Luersen (PDT), que aproveitou para parabenizar a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) pela proposta de discussão do tema. Os produtores rurais pediram o apoio dos parlamentares para aprovação da Lei 122/2013, que prevíª a criação de um fundo estadual para indenização das propriedades com animais sacrificados – a exemplo do que ocorre em Santa Catarina.

O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa para ser aprovada. No entanto, antes da aprovação, a proposta passa por diligíªncias na Secretaria de Estado da Agricultura. Apenas após ser aprovada na CCJ, a proposta segue para o plenário. Hoje o Paraná é o terceiro estado produtor de leite no Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Somente no Sudoeste, o setor emprega diretamente cerca de 81 mil pessoas.

Fonte: Assessoria deputado Nelson Luersen

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas