#Denúncia sobre abate de bois é tema de audiíªncia no Senado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Agricultura decidiu realizar audiíªncia pública para discutir as condições dos abatedouros de bovinos no Brasil. O debate, ainda sem data marcada, foi motivado por denúncias veiculadas em 10 de março pelo programa Fantástico, da TV Globo.

A reportagem mostra que a fiscalização sanitária vale para produtos destinados í  exportação que nem sempre se repete no mercado interno. O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) citou exemplo do que ocorre no Mato Grosso do Sul para dizer que falta rigor sanitário nos pequenos abatedouros.

“Com relação í  sanidade animal, não tenho dúvida de que o Ministério da Agricultura já faz a fiscalização eficiente nos grandes frigorí­ficos. Nos abatedouros, a situação é diferente. No Mato Grosso do Sul, temos cerca de 10 pequenos frigorí­ficos e me parece que o governo federal não fiscaliza. A responsabilidade recai sobre as prefeituras. Há municí­pios em que se abate gado debaixo de árvore. Como pode existir sanidade numa situação dessas?”, questionou o tucano.

Serão convidados para a audiíªncia o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, o Presidente da Associação Brasileira de Frigorí­ficos, o Presidente da Federação Nacional dos Médicos Veterinários, o, Diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Agíªncia Nacional de Vigilí¢ncia Sanitária, e representante da CNA.

ígua mais cara que leite

Durante reunião da Comissão de Agricultura, o senador Ruben Figueiró lamentou a falta de apoio í  pecuária leiteira no Brasil. “Um copo de água é mais caro do que um copo de leite” constatou. Segundo Figueiró, que foi produtor de leite tipo B, há muita dificuldade, falta de incentivo e o valor do leite está abaixo do custo de produção. “Eu fui obrigado a suspender todas as atividades do setor porque o prejuí­zo era imenso”.

A comissão aprovou nesta quinta-feira (21) requerimento de audiíªncia pública para debater estí­mulos í  produção de leite no Brasil. Serão convidados representantes do Ministério da Agricultura, da Associação Brasileira de Produtores de Leite, de empresas de laticí­nios, entre outros.
http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=103505

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas