Debutantes em exportações crescem 149% em 2016

Com crise no Brasil, mercado internacional virou opção para 4.843 empresas no ano passado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com o consumo doméstico em baixa por causa da recessão, o interesse de empresas em conquistar mercados fora do território nacional tem crescido. Conforme levantamento feito pela Investe São Paulo, com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o número de empresas estreantes nas exportações no Brasil teve alta de 149% em 2016 frente o ano anterior. Foram 4.843 empresas que começaram a vender para além das fronteiras do país. O resultado do ano passado foi bem maior que o crescimento de 2015, de 7,3%.
E a participação também cresceu. No ano passado, 43% de todas as exportadoras brasileiras fizeram esse tipo de operação pela primeira vez, contra 18% de 2015.
A NHD Foods – proprietária das marcas GoodSoy e BeLive –, sediada em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, começou a exportar em outubro do ano passado, segundo a gerente de novos negócios da empresa, Ana Ma Suss. “Nosso primeiro pedido foi para o Uruguai”, diz.
Ela conta que a empresa, que a atua no segmento de alimentos saudáveis, sem o uso de glúten, lactose e açúcar, conheceu o cliente estrangeiro numa feira no exterior. “Sempre que possível, buscamos participar de feiras e rodadas de negócio”, diz. Ela conta que a empresa está finalizando o processo de registro no Paraguai. Para ela, além da possibilidade de atuar em outros mercados, exportar acaba tornando a empresa mais competitiva também dentro do país.
A Seu Ninico Indústria e Comércio de Alimentos LTDA., com fábrica em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, nasceu com o objetivo de ser internacional, segundo o sócio da empresa, Felipe Dolabela. “Queremos divulgar o sabor do verdadeiro pão de queijo”, frisa.
Ele conta que, no ano passado, a indústria de alimento fez exportações sem valor comercial (envio de amostras) para Canadá, Estados Unidos e Emirados Árabes. “Nossa intenção é, até o fim do primeiro semestre, fazer nossa primeira operação comercial fora do país”, diz.
Dolabela ressalta que a preparação para atuar fora do país exige tempo. “Estamos nos preparando há três anos, já participamos de diversos programas e eventos voltados para a exportação de várias entidades”, frisa.
Ele alerta que a empresa que deseja exportar não deve focar apenas no câmbio, que oscila. “Outros mercados devem ser vistos como novas oportunidades. Além disso, ao se preparar para exportar, a empresa se torna mais forte para enfrentar a concorrência no mercado doméstico”, analisa.
A mineira Pif Paf Alimentos, que já exporta desde a década de 70, espera que em 2017, além da manutenção dos contratos fechados em 2016, a empresa avance as negociações com os europeus para a venda de pão de queijo. “Antes de vender o pão de queijo, durante três anos, participamos de diversas feiras”, diz o diretor comercial da empresa, Edvaldo Campos. Ele conta que a empresa começou a exportar frango congelado para o Oriente Médio. “Hoje, vendemos diversos produtos para mais de 20 países”, conta. As exportações são responsáveis por 8% do faturamento da empresa.
Entidades ajudam no planejamento
A conquista do mercado externo não deve ser encarada como estratégia de momento, alerta o superintendente de competitividade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Tiago Terra. “É fato que as empresas que exportam também são mais competitivas no mercado doméstico”, observa.
Só que para se dar bem vendendo fora do país é necessário se preparar. “Hoje, há diversas instituições que podem ajudar espalhadas por todo o país. Além da Apex, em Minas, é possível conseguir apoio no Sebrae e também na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais”, diz.
A analista da unidade de mercado do Sebrae Minas Jussara Minelle diz que é muito comum ter um aumento na procura pela exportação apenas por uma questão cambial. “O dólar alto, por exemplo, não deve ser o foco. Além disso, é preciso ter preparo”, frisa.
Preparação
“Para atender clientes estrangeiros, é necessário buscar certificações. Acabamos melhorando nossos processos, ficamos mais competitivos.”
Ana Ma Suss
Gerente de novos negócios da NHD Foods

Governo quer criar cultura exportadora
O Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) passou a atender também demandas de exportação com a incorporação da Exportaminas, explica a diretora-presidente do instituto, Cristiane Amaral Serpa. “Pretendemos difundir amplamente a cultura exportadora e intensificar essa atividade. Muitas ações estão em fase de planejamento”, diz. Ela destaca a missão técnica que exportadores mineiros do instituto, em parceria com Fiemg e outros parceiros, farão em maio à China.
http://www.otempo.com.br/capa/economia/debutantes-em-exportações-crescem-149-em-2016-1.1443819
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas