#Danone anuncia que não trabalhará mais com a Fonterra

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Danone anunciou nesta quarta-feira, 8, que não trabalhará mais com a Fonterra e que tomará medidas legais por meio de um painel de arbitragem de Cingapura e um tribunal da Nova Zelândia, depois de não chegar a um acordo de indenização com a produtora de lácteos da Nova Zelândia. A Danone afirmou que não voltará a trabalhar com a Fonterra, a menos que a empresa ofereça garantias de melhora nos padrões de segurança alimentar.

 

‘Tentamos chegar a um acordo mas não deu certo’, disse o vice-presidente da Danone, Laurent Sacchi. ‘Agora, não temos outra opção a não ser levar a questão aos tribunais.’ Uma porta-voz da Fonterra não quis comentar as declarações. A Danone e a Fonterra estão em um impasse por causa de um episódio que provocou recall mundial de alguns produtos lácteos e prejudicou a reputação da Nova Zelândia como fornecedor confiável de alimentos.

 

No início de agosto, a Fonterra anunciou que três lotes de um dos produtos lácteos, o concentrado de proteína de soro de leite, poderia conter bactérias nocivas. A informação provocou recalls de produtos em países como China e Nova Zelândia, afetando a Danone e outras companhias. Testes subsequentes indicaram que o organismo não era de fato prejudicial.

 

Agora, a Danone tenta recuperar a participação do mercado de alimentos para bebês que foi perdida com o episódio. Em outubro, a empresa francesa previu lucro menor em 2013, após uma forte queda nas vendas de fórmula infantil no terceiro trimestre. A Danone estima que o episódio resultou numa perda de receita de € 350 milhões.

 

A Fonterra negou qualquer responsabilidade legal em relação à Danone, mas separou US$ 14 milhões para cobrir custos relacionados ao recall. A companhia neozelandesa controla cerca de um terço das exportações mundiais de lácteos.

 

Fonte: Dow Jones Newswires, veiculadas pela Agência Estado.

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas