Custos Trimestrais LEITE – abril de 2017/CEPEA

Custos Cepea – Correlação entre preço pago ao produtor e o valor do UHT pode orientar pecuarista. Nos últimos cinco anos, a correlação entre o preço do leite recebido pelo produtor na “média Brasil”
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Custos Cepea – Correlação entre preço pago ao produtor e o valor do UHT pode orientar pecuarista. Nos últimos cinco anos, a correlação entre o preço do leite recebido pelo produtor na “média Brasil” e o valor do leite UHT ou longa vida negociado no atacado do estado de São Paulo foi de 0,65, segundo dados do Cepea, indicando que os produtos estão fortemente relacionados. Historicamente, o comportamento deste derivado antecipa o cenário de preços no campo, servindo como uma espécie de indicador ao produtor para traçar estratégias de investimento e negociação.
A cotação do litro de leite pago ao produtor é influenciada pela sazonalidade de produção e pelo consumo. De março a outubro, período em que chove menos no Sudeste e Centro-Oeste por exemplo, a alimentação dos rebanhos criados em sistema de pastagem é prejudicada o que reflete na menor captação de leite. Desta forma, os preços da matéria-prima e dos derivados se elevam. Já na época da safra, quando há maior volume de leite produzido e o preço ao produtor recua, o processamento do UHT aumenta, pressionando as cotações. Relatório na íntegra.

http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11389:custos-trimestrais-leite-abril-de-2017-cepea

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas