#CUSTO DE PRODUí‡íƒO DE LíCTEOS DEVERí RECUAR

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O preço do litro de leite, que se manteve em torno de R$0,80 para o produtor em 2012, tende a permanecer com o mesmo valor neste míªs, de acordo com a maior parte dos laticí­nios e cooperativas consulta

A previsão não é de todo ruim se levado em consideração o perí­odo de safra do segmento. Com as chuvas de janeiro, as pastagens costumam ser fartas e o capim apresenta maior qualidade nutricional.

Conforme a pesquisa, o alto custo de produção da atividade provocado pela estiagem prolongada e o aumento nos preços dos grãos durante 2012 vai arrefecer um pouco neste ano, com a entrada da nova safra de grãos que tende a baratear os preços da ração í  base de soja e milho.

Entretanto, o Cepea não deixa de indicar cautela sobre o peso dos custos trabalhistas, levando-se em consideração o aumento de 9% no salário mí­nimo, para R$678, exigindo mais planejamento dos produtores de leite.

No ano passado, o custo de produção, que foi 20% superior ao de 2011 por causa da alta dos preços dos grãos – afetou a rentabilidade da atividade leiteira e foi responsável pelos baixos investimentos e pela desistíªncia de alguns pecuaristas no segmento.

Fonte: Cenário MT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas