#Custo da atividade leiteira cresce 10,8% em junho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SíƒO PAULO – Depois de alguns meses de ajustes moderados nos custos da atividade leiteira, a alta foi expressiva em junho, de 3% na comparação com o míªs anterior e de 10,8% em relação a junho do ano passado. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O preço do leite, entretanto, caiu 1% na comparação anual em termos nominais e 1,24% em relação ao míªs anterior.

Considerando-se a média ponderada dos seis principais estados produtores, o Custo Operacional Efetivo (COE) teve alta de 3% de maio para junho e o Custo Operacional Total (COT), de 2,6%. O COE representa todo o desembolso do produtor, e o COT, o dispíªndio corrente da atividade, as depreciações dos bens de produção e o pró-labore. Na comparação anual, os aumentos do COE e do COT foram de 10,8% e de 9,4%, respectivamente.

Os custos com alimentação dos animais foram os mais elevados, de um míªs para o outro cresceram 7%. Fatores como a quebra na produção de soja, importante componente da ração animal, impulsionou os preços. Nos próximos meses, além do preço alto da soja, a maior demanda por insumos utilizados na lavoura, como os fertilizantes, também sinaliza que os custos tendem a se manter em patamares elevados. De acordo com o Cepea, os itens que compõem os principais custos de produção de leite são a alimentação e a mão-de-obra.
Fonte: Valor Econí´mico

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas