#Curso da Emater-DF qualifica profissionais para trabalhar na pecuária de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Manejo e alimentaçao animais, controle e prevenção de doenças, higiene na ordenha, legislação e saúde do trabalhador são alguns dos temas abordados no curso Vaqueiro Competente, promovido pela Emater do Distrito Federal. Realizada em cinco etapas, a atividade se encerra nesta quarta, dia 13, e deve formar cerca de 15 trabalhadores e pequenos produtores rurais que atuam na pecuária leiteira.

 

De acordo com a coordenadora do Programa do Leite da Emater-DF, Flávia Lage, o curso surgiu da necessidade de se capacitar vaqueiros para um melhor desempenho na pecuária da região.

 

– Assim, conseguimos suprir a demanda por mão de obra e garantir, consequentemente, uma produção leiteira com mais qualidade – explica.

 

Realizado duas vezes por ano, o curso Vaqueiro Competente está ligado ao programa Brasília Leite Sustentável, que oferece tecnologias e práticas de baixo custo aplicáveis a pequenas propriedades produtoras de leite.

 

Nova lei

 

Flávia lembra que, com a lei 12.870 – que cria a profissão de vaqueiro, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em outubro deste ano – o trabalho de capacitação realizado pela Emater-DF fica mais sólido.

 

– Com profissionais mais bem preparados, reconhecidos pela nova legislação, garantimos o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e um produto com mais qualidade na mesa do consumidor – atesta Flávia.

 

O curso acontece nas instalações do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, em Planaltina.

 

EMATER-DF

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas