Curso a distância para promover qualidade do leite

O Dia de Campo na TV vai mostrar o primeiro curso a distância para promover a qualidade do leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O Dia de Campo na TV vai mostrar o primeiro curso a distância para promover a qualidade do leite. O curso tem o objetivo de capacitar e atualizar técnicos de assistência e extensão rural e é desenvolvido numa plataforma livre de ensino, com recursos dinâmicos e fóruns de discussão, levando os alunos a interagir com a Rede de Pesquisa e Inovação em Leite (RepiLeite), rede social temática da Embrapa.

A plataforma online possui telas interativas e vídeos, e disponibiliza uma biblioteca específica onde estão cartilhas para o produtor, construídas com linguagem simples de fácil compreensão, com instruções para uso adequado e higiênico da ordenha mecânica e da ordenha manual. Práticas inadequadas no manejo animal e na ordenha levam à produção de um leite de baixa qualidade, com alta contagem de célula somática (CCS) e alta contagem bacteriana total (CBT). Cuidados com a temperatura e a higiene no armazenamento e no transporte do leite também evitam a elevação da CBT. Esses parâmetros de qualidade são analisados periodicamente pelos laboratórios da Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), mas é comum chegarem amostras fora do padrão.

A modalidade de ensino a distância amplia a capacidade da Embrapa de transferir conhecimento, pois facilita a participação de alunos de todas as regiões do país. Dessa forma, possibilita a aprendizagem e a atualização tecnológica dos multiplicadores, profissionais que prestam assistência técnica ou atuam na extensão rural em áreas de produção leiteira.

Fonte: Embrapa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas