#Crise no setor lácteo será discutida em Cí¢mara inter-ministerial

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como resultado da audiíªncia pública na Cí¢mara dos Deputados, realizada pela Subcomissão Permanente destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, na tarde da última terça-feira (29/05), integrantes do setor lácteo brasileiro aguardam, confiantes, medidas urgentes por parte do governo federal.
Representando o poder Executivo, o secretário-executivo do Mapa, José Carlos Vaz, o secretário de agricultura familiar do MDA, Laudemir Mí¼ller, e o coordenador de defesa comercial do MDic MDIC, Marcos Fonseca, se comprometeram em levar í  frente as reivindicações debatidas na audiíªncia para que sejam discutidas no próximo encontro da Cí¢mara de Comércio Exterior do governo (Camex), que congrega sete ministérios.

Queixa – Durante o debate, o deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), redator da Subcomissão, enfatizou que não há mais tempo para tapinhas nas costas. «Depois de cada reunião a impressão que fica é que se passa uma borracha e tudo é esquecido», reclamou. O parlamentar completou que  existe assimetria, e por isso os custos de produção do Brasil estão acima dos demais paí­ses.

Mercosul – O presidente da Cí¢mara Setorial do Leite e representante da Confederação Brasileira da Agricultura (CNA), Rodrigo Alvim, adiantou que a Argentina, que hoje cumpre um acordo com o Brasil que estipula um limite para a quantidade que pode ser exportada para o Brasil, tem assinalado que não vai renovar o tratado enquanto outros paí­ses estejam exportando sem controle. «O Uruguai aumentou 22% a produção no último ano sem ter aumentado o consumo. Esse leite, com certeza, está sendo exportado», pontuou.

Posicionamento rápido – Para o analista de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Gustavo Beduschi, que conduziu uma apresentação sobre os impactos do volume importado atualmente pelo Brasil, faz-se necessário um posicionamento rápido do governo federal no sentido da defesa comercial. «Sem isso, as medidas de apoio í  comercialização não tíªm sentido, e a retomada do crescimento da produção estaria comprometida». diz.

INFORME OCB

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas