‘Crise da salmonela’ atinge 83 países, diz presidente da Lactalis

Salmonela - O presidente da francesa Lactalis, Emmanuel Besnier, falou neste fim de semana, ao "Journal du Dimanche", sobre a crise de confiança que colocou a gigante de lácteos
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O presidente da francesa Lactalis, Emmanuel Besnier, falou neste fim de semana, ao «Journal du Dimanche», sobre a crise de confiança que colocou a gigante de lácteos na berlinda depois da contaminação de fórmula infantil com salmonela na unidade de Craon, no departamento de Mayenne, no oeste da França.
Em sua primeira entrevista em 17 anos, o dono do Lactalis afirmou que há 83 países afetados – para onde a empresa exportou produtos da unidade de Craon – nos quais estão sendo aplicados os mesmos procedimentos de recall usados no território francês. «Nós instalamos uma célula de crise tanto para o exterior quanto para a França», disse.
Ele não informou quais são os países potencialmente afetados. Na França, onde 35 bebês ficaram doentes após ingerir o produto, o governo anunciou na última sexta-feira que todo o leite em pó para bebês fabricado na planta de Craon, que está fechada, deve ser retirado do comércio, não importa sua data de fabricação.
Inicialmente, o recall se aplicava a produtos fabricados desde 15 de fevereiro. Besnier afirmou ao jornal que a decisão de ampliar o recall foi da própria Lactalis. «Fui eu quem propus a Bruno Le Maire [ministro da Economia francês] para simplificar o procedimento do recall. Com a medida, o varejo não terá mais de fazer triagem, sabe que é necessário retirar tudo das prateleiras».
Segundo ele, mais de 12 milhões de caixas de produto foram afetadas. «É preciso verificar tudo». Questionado por que produtos contaminados continuaram a ser vendidos após três recalls, Besnier disse que «todo mundo está mobilizado para descobrir o que ocorreu. Houve, talvez, erro humano (…) As operações de recall são procedimentos habituais para o varejo. O período de férias pode ter tido um impacto», avaliou.
A crise de sanidade da Lactalis ocorre num momento em que empresa enfrenta um imbróglio judicial no Brasil. Em dezembro, a francesa, que já é dona de marcas como Batavo, Elegê e Balkis, comprou a Itambé da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR).
Mas no mesmo mês, o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 1º Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem em São Paulo, suspendeu o negócio, após a Vigor que era sócia da CCPR na Itambé entrar com medida cautelar alegando que o negócio feriu o acordo de acionistas.
Na semana passada, o juiz decidiu que cabe à Câmara de Arbitragem Brasil-Canadá dará a palavra final sobre a validade do negócio, que segue suspenso.
http://www.valor.com.br/empresas/5257637/crise-da-salmonela-atinge-83-paises-diz-presidente-da-lactalis

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas