#Corrida ao registo para o leite em pó

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais de cinco centenas de pessoas efectuaram ontem o registo para poderem adquirir leite em pó directamente aos fornecedores. Perante as longas filas, os Serviços de Saúde asseguram que não é preciso ter pressa. Lei Chin Ion lembrou que este método só é válido para bebés até um ano de idade.

O primeiro de registo para o plano provisório de apoio í s mães e bebés, que permite aos pais de crianças até um ano comprar leite em pó directamente a sete fornecedores, resultou numa corrida aos centros de saúde: 539 pessoas conseguiram inscrever-se, podendo, daqui a sete dias, adquirir o leite em pó directamente aos fornecedores – estes entrarão em contacto com os pais para os informar do local onde podem fazer a compra.

No Centro de Saúde da Areia Preta, as filas eram longas logo as 9h da manhã. O registo é simples, mas foi demorado. “Leva algum tempo, só há dois balcões, há muitas pessoas aqui na fila, por isso as coisas andam mais devagar. Era bom se abrissem mais dois balcões”, disse í  TDM uma das mães que ontem esperavam pela sua vez.

Alguns pais tiveram mesmo que voltar para trás, depois de tentarem registar crianças com mais de um ano. O director dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, esteve presente na Areia Preta e reiterou que os principais visados neste plano são as crianças até um ano de idade e que tal só será alterado se se vier a revelar necessário: “O mais importante é garantir que há leite em pó para os bebés com menos de um ano. Assumimos esta situação como um incidente de saúde publica. O plano ainda agora começou. Vamos trabalhar neste plano e acompanhar o evoluir da situação. Vamos fazendo alterações í  medida que for necessário”, explicou o responsável í  TDM.

Os Serviços de Saúde pedem aos pais para que não se apressem no registo, para evitar longas filas. Não é necessário levar o bebé para efectuar o registo, apenas o BIR ou certidão de nascimento da criança e também o BIR do pai ou da mãe. Nessa altura, é pedido aos pais que assinem um termo de consentimento para poderem receber um cartão de aquisição de leite em pó. Os locais de aquisição devem ser revelados dos próximos dias. Não se sabe ainda durante quanto tempo os pais se podem inscrever neste programa.
Corrida ao registo para o leite em pó

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas