#Coopercentral Aurora duplicará produção de leite longa vida

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em maio deste ano, a Coopercentral Aurora Alimentos concluirá a duplicação da linha de produção de leite longa-vida (UHT) da indústria de lácteos, que emprega avançados recursos de automação e robótica.
Inaugurada em 2011 como uma das maiores e mais modernas indústrias de produtos lácteos da América Latina, a planta está instalada í  margem da BR-282, no municí­pio de Pinhalzinho (SC), com capacidade de processamento de 2,2 milhões de litros/dia.

A nova linha de produção, desenvolvida pela empresa sueca Tetra Pak, absorveu investimentos da ordem de R$ 8 milhões e está projetada para industrializar até 380 mil litros/dia, o que representa um incremento de 120% no segmento de produtos UHT e de 17% na capacidade de processamento total da unidade. A nova linha tem como base a última geração de ultrapasteurizadores, que se destacam pela autonomia e redução significativa de consumo de energia e produtos de higienização, fatos que contribuem para minimizar a geração de efluentes e o consumo de energia.
A unidade de lácteos da Aurora – que já utiliza alto grau de automação – empregará estruturas de robotização na paletização, permitindo eliminar integralmente o trabalho manual na montagem dos palets. As pessoas que hoje estão trabalhando nestas áreas serão integralmente absorvidas em outras funções na unidade. Esta automatização está estruturada em quatro robí´s na montagem dos palets e no sistema de envolvimento, deixando-os prontos para serem transportados ao armazém.

Inovações
Está em estudo a implantação de uma linha de leites especiais, incluindo leite com baixo teor de lactose, cujo iní­cio de produção está programado para o último trimestre deste ano. Outros projetos, que envolvem leite em pó e processados, estão sendo desenvolvidos.

Situação atual
Atualmente, a linha de produção de leite longa vida da indústria de Pinhalzinho processa até 280 mil litros/dia para produzir desnatado, semidesnatado ou integral. Essa linha emprega equipamentos avançados que incluem um ultrapasteurizador, duas máquinas de envase, dois acumuladores de linha, dois embaladores automáticos e um termoencolhedor de filme. Nesse setor foi ampliada a capacidade de estocagem, com incremento de tríªs mil toneladas, aumentando a capacidade total para sete mil toneladas. Atualmente, 57 pessoas trabalham nesse setor.

Números da Aurora em Pinhalzinho
420 empregos diretos gerados; aproximadamente 1000 empregos indiretos (sem considerar os produtores de leite); produção nos tríªs turnos; capacidade de processamento de 2,2 milhões de litros por dia; 51 mil m² de área total construí­da; 35 mil m² de área de instalações industriais; 246,5 mil m2 de área total do terreno; consumo de água de 100 mil litros por hora.

Cooperativas que entregam leite na indústria:
CooperAlfa, CooperA1, CooperItaipu, CooperAuriverde, Cotrel, Coopervil, Colacer, Coperio, Camisc e Copérdia.
http://www.jornalnovotempo.com.br/noticias/geral/item/14024-coopercentral-aurora-duplicar%C3%A1-produ%C3%A7%C3%A3o-de-leite-longa-vida

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas