#Coopercentral Aurora Alimentos investirá R$ 22 milhões na indústria de Xaxim (SC)

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A Coopercentral Aurora Alimentos anunciou hoje que fará investimentos da ordem de 22 milhões de reais para ampliar o volume de abate e o processamento de aves na unidade industrial – pertencente à Massa Falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos e localizada em Xaxim (SC) – arrendada desde dezembro de 2012.

 

O processo industrial foi retomado em abril com o abate de 60.000 frangos/dia, cresceu, em julho, para 90.000 e, em dezembro, atingiu 140.000 cabeças/dia.

 

De acordo com o presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster, os investimentos em uma nova linha de evisceradores permitirão ampliar o abate para 240.000 aves/dia em junho de 2014.

 

A realização desses investimentos foi autorizada pelo Juiz da Vara de Falências e pelo síndico da massa falida e será descontado do valor que a Aurora paga mensalmente à título de arrendamento. Os equipamentos já foram adquiridos e chegam ao Brasil no próximo semestre.

 

A Cooperativa Central habilitou a maior parte da base produtiva de campo que fornecia matéria-prima para a ex-arrendatária da planta de Xaxim e era formada por 600 avicultores com, aproximadamente, 800 aviários. A maioria desses criadores está, agora, integrada na Aurora e produzindo dentro de padrões internacionais de qualidade e sanidade.

 

O diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan informa que o processo de organização da produção a campo está concluído para que o abate e o processamento sejam ampliados paulatinamente e atinjam a capacidade plena instalada de 5 milhões de frangos por mês em 2014. O mix de produtos é formado, inicialmente, por cortes e salgados de frango.

 

De outro lado, o processo administrativo de recrutamento e seleção permitiu à Coopercentral admitir 1.700 pessoas para recolocar a indústria em funcionamento. Em junho de 2014, com a entrada em funcionamento da nova linha de evisceradores e o aumento da produção, o quadro funcional total da unidade estará em 2.200 trabalhadores.

 

A Coopercentral Aurora Alimentos arrendou todo o conjunto produtivo pertencente à Massa Falida da Chapecó Alimentos, o que inclui, além do abatedouro, as seguintes estruturas: fábrica de rações (capacidade de produção mensal de 32.000 toneladas ou 60 toneladas/hora), incubatório (capacidade de produção de pintinhos de 4 milhões por mês), setor de congelamento da unidade industrial (420 toneladas por dia), armazéns (capacidade de armazenagem de 1.200 toneladas) e granjas-matrizes (alojamento para 200 mil matrizes).

 

Atualmente, em plantas próprias ou alugadas, a Coopercentral Aurora opera seis unidades avícolas e abate 700 mil aves por dia, o que significa 15 milhões de aves por mês.

 

CONHEÇA A AURORA

 

A Coopercentral Aurora é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 12 cooperativas agropecuárias, sustenta mais de 21.000 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 14,5 mil suínos/dia, 700 mil aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Mantém, no campo, plantéis permanentes de 880 mil suínos e 23 milhões de frangos. A sua base produtiva é formada por 8.029 produtores de leite, 3.670 criadores de suínos e 2.410 criadores de aves. Possui oito unidades industriais para processamento de suínos, seis plantas para processamento de aves, cinco fábricas de rações, uma indústria de lácteos, dez unidades de ativos biológicos (granjas de reprodutores suínos e matrizes de aves, incubatórios e silos), uma unidade de disseminação de genes (UDG), 19 unidades comerciais e 100 mil pontos de vendas no País.

Fonte: MB Comunicação

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas