# Cooperativismo de leite é foco de reunião entre lideranças do setor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cooperativismo de leite é foco de reunião entre lideranças do setorO cenário do cooperativismo de produção de leite no Brasil foi o tema de reunião com lideranças do setor realizada na tarde desta terça-feira (28/8), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasí­lia (DF).

“O objetivo deste encontro é fomentar, nas cooperativas de leite, ações e procedimentos conjuntos que promovam maior rentabilidade aos associados. Procuramos envolver hoje aqui representantes de peso do setor para efetuar uma troca de experiíªncias, positivas principalmente, de quem lida com o tema no dia a dia”, resumiu o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Segundo Freitas, o setor lácteo brasileiro passa por um momento delicado, que exige esforço concentrado das lideranças para uma ação antecipada. “Não podemos ficar esperando pelo pior. Precisamos nos reinventar para garantirmos a nossa competitividade. E o sistema cooperativista tem capacidade de reação, devendo aproveitar inclusive as polí­ticas públicas existentes. Para isso, precisamos desenhar o que queremos”, afirmou o dirigente.

A motivação para a reunião partiu do estado de Minas Gerais, maior produtor de leite do paí­s, por intermédio do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “O leite é o pilar da economia de nosso estado. Precisamos agir prontamente para evitarmos o pior”, declarou Scucato no iní­cio da reunião, que também contou com as presenças do presidente do Sistema OCB-CE, João Nicédio Nogueira; presidente do Sistema OCB-GO, Haroldo Max; coordenador da Cí¢mara de Leite da OCB/CBCL, Vicente Nogueira; diretor do Departamento de Agregação de Valor e Rendado Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo Anacleto Campos; além de técnicos da OCB e dirigentes das cooperativas Cemil, Aurora, Veneza, Coonai e Central Minas Leite.

O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, apresentou ao grupo a experiíªncia bem sucedida da cooperativa, cuja planta de industrialização de leite teve mais de 50% de seu custo financiada por programas do MDA. A apresentação serviu de inspiração para diversas ideias sugeridas pelos participantes, que vão subsidiar a construção de um projeto estruturante para o setor.

De acordo com o analista de Ramos e Mercados da OCB, Gustavo Beduschi, o governo prevíª uma onda de prosperidade para o Brasil, na qual quem estiver bem organizado vai aproveitar. “Quem não estiver, terá que esperar pelo próximo ciclo, que não se sabe quando será. As cooperativas de leite precisam alinhar suas estratégias para não perder este momento”, explicou o analista.

No próximo dia 11, o Sistema OCB vai discutir com as cooperativas, na reunião da Cí¢mara do Leite OCB/CBCL, a proposta inicial desse projeto que posteriormente será apresentado ao MDA. “O MDA possui diversas frentes que casam com os interesses do nosso público. Neste projeto, pretendemos elencar propostas de ações de curto, médio e longo prazos. O secretário Arnoldo se comprometeu em ser nosso parceiro, endossando nossas sugestões junto ao alto escalão do governo Federal”, frisou Beduschi.

Fonte: Tribuna Hoje

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas