#Cooperativas querem incluir derivados do leite na alimentação escolar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cooperativas querem incluir derivados do leite na alimentação
As cooperativas e associações de agricultores familiares que produzem leite gostariam de fornecer o produto para a alimentação escolar, por meio das chamadas públicas organizadas pelas prefeituras. O apelo é do presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro.
Segundo ele, os produtores da Bacia Leiteira poderiam ser beneficiados com a venda do leite e derivados í s prefeituras dessa região, que já começaram a lançar as chamadas com o objetivo de adquirir produtos para as escolas. No entanto, os itens citados nos documentos não incluem derivados do leite de vaca.
“Comprar esses produtos aos agricultores do próprio municí­pio é importante para as crianças e jovens das escolas, que necessitam de leite em sua alimentação diária, e também para o setor produtivo, que se fortalece, que ganha mais um canal de comercialização”, defendeu Aldemar Monteiro.
O lançamento das chamadas públicas pelas prefeituras atende ao que determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Lei nº 11.947/2009, segundo a qual pelo menos 30% da merenda devem ser oriundos dos agricultores familiares do próprio municí­pio ou região.
Importí¢ncia do leite
No Brasil, o consumo de leite é de 155 litros, por ano, por pessoa, enquanto o ideal apontado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 220 litros por ano. “Nos Estados Unidos, o consumo de leite e derivados, por pessoa, é de 290 litros, enquanto na Espanha é de 320 litros”, destacou Aldemar Monteiro. “Consumir mais leite, além de ser importante para a saúde, estimula os pequenos criadores, e assim eles geram renda para a famí­lia”, completou.
O leite é importante para o controle do diabetes, controle da obesidade, redução dos sintomas da TPM, regulação da flora intestinal, prevenção de doenças cardiovasculares, evita a osteoporose e, durante a gravidez, aumenta o peso de nascimento do bebíª.
Fonte: Ascom/Seagri
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=143287

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas