Cooperativa Santa Clara promove tour Caminhos do #Leite 2014

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Na última sexta-feira (11), a Cooperativa Santa Clara promoveu o tour “Caminhos do Leite 2014”, em Carlos Barbosa, que consistiu numa visita à propriedade rural de associados da Cooperativa, à Indústria e ao estande da Santa Clara no Festiqueijo.

A iniciativa tem como objetivo mostrar todo o caminho do leite, desde a propriedade leiteira até o processamento na indústria. O tour contou com a presença de jornalistas de veículos de comunicação da Capital e da região.

Antes da visita à propriedade rural em Carlos Barbosa, os participantes foram recebidos no auditório central da Cooperativa. Após as boas-vindas do presidente Rogerio Bruno Sauthier, os jornalistas assistiram à apresentação do diretor administrativo e financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, que falou sobre os números e a política da Cooperativa.

Guerra explicou que a Santa Clara adquire leite somente de produtores associados da Cooperativa, que recebem incentivos e contribuições para criarem vacas de potencial leiteiro. Ele também destacou que a Santa Clara é a primeira cooperativa a remunerar o produtor pela qualidade, o que ocorre desde 1991, incentivando os produtores a investirem no próprio negócio e em tudo que evidencia a qualidade do leite.

Atualmente, das 5.035 famílias associadas 3.333 são produtores de leite. Guerra afirmou que a Cooperativa coleta diariamente leite em 110 municípios. “Este ano nós estamos com uma meta de crescer 5% na produção de leite, são 314 milhões de litros, o que dá 860 mil litros de média por dia”, afirmou.

Autorização para começar a operar na planta industrial de Getúlio Vargas

A aquisição da indústria de laticínios da Cotrigo, no município de Getúlio Vargas, também integra a ideia de crescimento e expansão da produção. Com uma capacidade atual de 50 mil litros de leite/dia, o projeto prevê o processamento de 120 mil litros de leite/dia para a produção de queijo muçarela. O dirigente aproveitou a oportunidade para anunciar durante a sua apresentação o recebimento da carta de arrematação remetida pelo juiz, que concedeu a liberação para que a Santa Clara possa começar a operar diretamente o processo de industrialização da planta de laticínios em Getúlio Vargas, adquirida pela Cooperativa em leilão no dia 10 de junho.

Visita à Granja Biso

Após a palestra de Guerra, os jornalistas visitaram uma das principais propriedades leiteiras da Cooperativa, a Granja Biso. Os participantes foram recebidos pelos irmãos produtores Alberto e Benildo Baldasso, juntamente com o veterinário e técnico responsável da Santa Clara, Juliano Büchle. Durante a visita, os comunicadores tiveram explicações sobre rotinas de ordenha, sanidade animal, higiene, manejo e resfriamento.

Jornalistas conhecem processo de industrialização do leite

Depois da visita na propriedade da família Baldasso, os comunicadores conheceram o processo de produção do leite UHT na indústria da Santa Clara. Os visitantes receberam explicações dos responsáveis pelo laboratório sobre procedimentos de análise, conversaram com os supervisores da indústria a respeito do processo de envase do leite e conheceram as instalações das câmaras de queijos. O responsável técnico da Santa Clara explicou como funciona o sistema de coleta do leite. “Cada coleta de amostra, cada produtor que ele carrega o leite ele tira uma amostra, a gente chama de amostra de segurança”, pontuou Büchle.

Os freteiros contratados para fazer o transporte coletam as amostras e fazem o primeiro teste ainda na propriedade. Constatado a sua qualidade, o leite é coletado. O leite é transportado pelo caminhão-tanque em compartilhamentos isotérmicos que mantem a sua temperatura. São feitas análises do leite de cada produtor individualmente, em laboratórios oficiais. No total, mais de 6 mil testes são realizados diariamente.

Santa Clara é atração no 25° Festiqueijo

A Santa Clara – a mais antiga Cooperativa de laticínios em atividade no Brasil – é uma das grandes atrações do Festiqueijo. Os visitantes concluíram o tour “Caminhos do Leite 2014” no Festival e puderam conhecer algumas das novidades da Cooperativa. Entre as principais novidades do estande, o pré-lançamento do Queijo Estepe e os Queijos Brie, Camembert e Gorgonzola em combinações especiais.

O Festiqueijo acontece de 3 a 27 de julho, sextas, sábados e domingos, no Salão Paroquial, no centro de Carlos Barbosa, cidade sede da Santa Clara.

Fonte: Ocergs

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas