Cooperativa de leite vai implantar unidade agroindustrialA Cooperativa dos Produtores Rurais de Santo Antí´nio do Monte Ltda. (Coopersam), que implantará sua unidade agroindustrial na região Centro-Oeste mineira, para produção e comercialização de queijos mussarela, prato, Minas padrão, frescal e ricota, vai investir de R$ 6,05 milhões. Vão ser fabricados também requeijão, iogurte, leite fermentado e manteiga. Serão gerados 84 empregos diretos e 205 indiretos.
O projeto já está em execução e deverá entrar em operação no segundo semestre de 2013. Em dois anos, a previsão é de que deverá processar cerca de 120 mil litros de leite por dia, com foco no mercado de fatiados. Atualmente, a Coopersam trabalha com 230 produtores ativos.
O projeto visa dar continuidade í cadeia produtiva do leite, agregando valor í matéria prima e incentivando a produção leiteira e o seu desenvolvimento na região. A Coopersam iniciou suas atividades em 1999 em Santo Antí´nio do Monte. Hoje a cooperativa comercializa o leite in natura, tendo como principal cliente a empresa Embaré Indústria Alimentícia Ltda.
Lí‚MPADAS – Já a HM Comércio Importação e Exportação Ltda., que atua no segmento de comercialização de lí¢mpadas da China com marca própria, está investindo R$ 200 mil na implantação de um centro de distribuição, em Belo Horizonte. O novo empreendimento contribuirá com a expansão do negócio, tornando a empresa mais competitiva. «Queremos expandir nossas vendas para outros estados», afirma o sócio-proprietário da empresa, Frederico Nunes Mansur.
A expectativa da empresa é que, ainda em setembro deste ano, o projeto esteja concluído para que, em breve, a empresa possa ingressar com seus produtos em outros estados.
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=18663