Cooperativa de Francisco Beltrão realiza Seminário sobre Produção #Leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cooperativa de Francisco Beltrão realiza Seminário sobre Produção LeiteiraA Cresol Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná em parceria com a UNICAFES/PR realizou no início do mês de fevereiro, um Seminário sobre produção leiteira.

 

Conforme o presidente da cooperativa Diomar Godinho o evento serviu para discutir diversos assuntos ligados a área, entre eles o fortalecimento da produção leiteira na agricultura familiar por meio da qualificação dos sistemas de gestão e de acesso ao mercado; a necessidade de uma melhor visualização, por parte dos produtores, dando importância ao planejamento das atividades na propriedade, neste caso a produção leiteira.

 

Os participantes do seminário puderam interagir sobre a atividade leiteira, trocar experiências, bem como sugerir alternativas e soluções frente aos diversos problemas enfrentados na atividade.

 

No seminário, também foi discutido as potencialidades, os pontos fracos e os desafios a serem superados nas propriedades.

 

Curiosidades da produção

 

O Brasil é o quinto maior produtor de leite do mundo, ficando atrás apenas de EUA, Índia, China e Rússia.

 

O Paraná é o terceiro maior produtor do Brasil, ficando atrás de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Estado produz o equivalente a 12% do total registrado no país.

 

Chopinzinho está entre os 50 municípios que mais produzem leite no Brasil, com mais de 67 milhões de litros de leite por ano.

 

Em 1975, a média de litro de leite por vaca/ano no Brasil era de 646. Hoje esse número chega a 1.297.

 

A raça holandesa é a mais utilizada no país, sendo opção de 0,57% dos produtores. Em segundo, está a girolanda ou mestiça (0,34%) e, em terceiro, a jersey (0,03%).

 

A maioria dos produtores brasileiros (30,5%) optam pelo sistema de produção em confinamento. Outros 22,8% preferem o semiconfinamento. A pastagem, maioria no Sudoeste do Paraná, corresponde a 17,2% da preferência brasileira.

 

Castro (PR) é o município que mais produz leite no Brasil. São 180.786 milhões de litros por ano.

 

A fazenda que mais produz leite no Brasil, de Tapiratiba (SP), tem uma média diária de 61.917 litros.

 

O Sudoeste do Paraná superou a região Oeste do Estado na produção de leite. Mas a diferença ainda é muito pequena e não chega a 1%.

 

Fonte: Cresol

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas