Contratos obrigatórios tíªm aspectos positivos mas são um substituto menor das quotas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Lisboa, 02 mai (Lusa) — Os industriais e produtores de leite reconhecem que os contratos obrigatórios para o setor, que o Governo quer aplicar a partir de outubro, são positivos em termos de estabilidade de negócio, mas menos eficazes do que as quotas leiteiras.

O novo modelo deve avançar na segunda quinzena de outubro, segundo a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que admitiu envolver todos os agentes da cadeia alimentar na contratualização, incluindo a distribuição, para superar «uma deficiíªncia na configuração europeia, que só trata da relação entre produção e indústria».

Para o presidente da ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lacticí­nios), Pedro Pimentel, os novos contratos serão, no entanto, «um mau substituto» para o fim das quotas leiteiras, previsto para 2015, já que este esquema estabelecia uma série de regras entre produtores e compradores, funcionando, de facto, como um contrato.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas