#Conferíªncia Nacional do Leite quer subsidiar polí­tica nacional para o setor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Subcomissão Permanente do Leite realiza nesta semana, entre terça e quinta-feira (6 a 8), a 1ª Conferíªncia Nacional do Leite, com o objetivo de elaborar um documento para subsidiar a elaboração de uma polí­tica nacional do leite. O setor envolve 1,3 milhão de produtores e movimenta R$ 50 bilhões por ano.

A expectativa do relator da subcomissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), é que o encontro seja o embrião para a criação do Conselho Nacional do Leite, órgão que seria responsável por ditar, por meio de decisões colegiadas, as diretrizes do setor no Paí­s, desde a produção até a comercialização. A subcomissão é ligada í  Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Na terça, a partir das 9h, os delegados das cooperativas, indústria, comércio, governo, produtores, trabalhadores rurais e entidades de pesquisa e extensão debaterão sobre as necessidades do setor simultaneamente na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre os temas a serem abordados na conferíªncia estão sanidade animal, vigilí¢ncia sanitária, custo de produção, pesquisa, assistíªncia técnica e extensão, polí­ticas de crédito, infraestrutura e logí­stica, tributação, e proteção de mercado.

Na quarta, ocorrerá uma plenária na Embrapa para definir o texto final da conferíªncia e, quinta, o encontro será no Auditório Nereu Ramos da Cí¢mara, para apresentação e aprovação do documento final. O texto será entregue aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que foram convidados para o evento.

Programação

Dia 6
9h – Debate em grupos temáticos para apresentar as propostas por segmento da cadeia produtiva. A discussão ocorrerá, simultaneamente, na CNA, na OCB e na Embrapa.

Dia 7
9h – Plenária na Embrapa para definição do texto final.

Dia 8
9h í s 16h – Apresentação do documento para votação, no Auditório Nereu Ramos. Entrega do texto final aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

http://www.sondabrasil.com.br/new.asp?cod=24215&dpto=1

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas