Conferíªncia Nacional do Leite debate nova polí­tica para o setor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma nova polí­tica para o crescimento do setor leiteiro no Brasil, que envolve 1,3 milhão de produtores e movimenta R$ 50 bilhões por ano, começou a ser discutida nesta terça-feira (6/11), na I Conferíªncia Nacional do Leite, que acontece até quinta-feira (8/11), em Brasí­lia (DF). O evento, realizado pela Subcomissão Permanente do Leite da Cí¢mara dos Deputados, tem por objetivo a elaboração de novas diretrizes para o segmento, a partir de proposições que serão debatidas, hoje e amanhã, por representantes de entidades representantes de toda a cadeia produtiva. Os principais pontos, consolidados em um documento, serão entregues, no último dia do encontro, aos ministros Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), em solenidade na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Vamos consolidar em um documento tudo aquilo que estamos discutindo e defendendo ao longo destes anos”, disse o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim. As propostas estão divididas em 11 temas: sanidade, defesa comercial, capacitação e assistíªncia técnica, polí­ticas de crédito, tributação, infraestrutura e logí­stica, promoção comercial, legislação, fiscalização, pesquisa e desenvolvimento e organização do setor. Todos estes pontos foram discutidos, hoje, por tríªs grupos temáticos, em reuniões simultí¢neas na CNA, na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Cada grupo ficou responsável por um conjunto de propostas, que serão finalizadas amanhã (7/11), durante encontro na sede da Embrapa.

Estão envolvidos nos debates representantes dos produtores, indústrias, cooperativas, trabalhadores rurais, comércio e governo federal. O grupo que se reuniu na CNA, composto por pecuaristas e trabalhadores rurais,  debateu as polí­ticas voltadas para a produção primária. Para o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), relator da subcomissão na Cí¢mara e que esteve na abertura do encontro na sede da entidade, o documento deve ter propostas “qualificadas e exeqí¼í­veis”. “Queremos uma polí­tica que seja efetivamente cumprida”, afirmou o parlamentar. Também participaram da reunião os deputados Junji Abe (PSD-SP), Celso Maldaner (PMDB-SC) e Carlos Magno (PP-RO), além de representantes das Federações de Agricultura e Pecuária e entidades ligadas aos trabalhadores.

Leia Mais CenárioMT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas