#Começa a Via Tecnológica do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Programação prossegue até sexta-feira com realização de palestras, seminários, julgamento de raças e outras atrações

O Sudoeste é a região do Estado que mais produz leite. Francisco Beltrão lidera entre os 42 municí­pios tanto que organiza mais uma vez a 5ª edição da Via Tecnológica do Leite. A cerimí´nia de abertura ocorreu ontem (16) e prossegue até sexta-feira (19). O evento promete trazer novidades sobre insumos, máquinas e equipamentos, bem como ampliação de conhecimentos aos produtores.

Antes do ato desta terça, o Conselho Estadual do Leite (Conseleite), que normalmente realiza as reuniões em Curitiba, participou da programação e definiu a projeção do preço médio de litro de leite a ser pago aos produtores que comercializarem o produto neste míªs.

O valor ficou em 0,87 centavos se os produtores seguirem os critérios da Instrução Normativa nº 62. A aprovação aconteceu pelos 22 membros da diretoria do conselho, formada por representantes de produtores e indústrias. Os critérios observados tiveram como base os dados econí´micos sobre a variação do preço de seus derivados.

De acordo com o gerente regional da Emater e coordenador da Via Tecnológica do Leite, Orlei Jair Lopes, a presença do Conseleite foi muito importante, pois possibilitou aos produtores acompanharem como é a sistemática e o processo que estabelece os valores a serem pagos.

Lopes falou que a expectativa em torno da participação do público é boa em função da quantidade do leite produzido no Sudoeste e porque a entrada no parque para participar das atrações não possuem custos. “Convidamos os produtores a comparecerem na Via Tecnológica até como forma de conhecer as últimas novidades”, convida.

Sobre o evento, a secretária municipal de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi, salientou que a Via do Leite apresenta conhecimentos, tecnologias e oportunidades para discutir sobre a bacia leiteira na região.

O evento envolve diversas entidades e órgãos. “Possibilita condição de ficarmos bem representado, sendo uma grande oportunidade de mostrar a nossa organização e o nosso produto”, comentou Daniela.

A 5ª edição da Via Tecnológica do Leite é realizada pela Prefeitura de Beltrão, Seab, Emater, Governo do Estado, Cresol e Rural Leite e tem como parceiros o Senar, Faep, Sindicato Rural, Sociedade Rural, Colégio Agrí­cola, Núcleo dos Médicos Veterinários, Aeafb, Acefb, Jersey Paraná e Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos Holandeses.

Programação
Durante os dias de Vaia do Leite, o parque iniciará a recepção dos visitantes a partir das 9h e permanecerá com os portões abertos até í s 22h. Muitas atrações fazem parte da programação com realização de palestras sobre qualidade na alimentação de bovinos; profissionalização de pequenos produtores; conforto e bem estar dos animais; conservação de forragens e nutrição de ruminantes e qualidade do leite para produção de queijos. Na pauta constam diversas estações tecnológicas. Quem visitar o local, também poderá conhecer novidades nas exposições de máquinas, insumos e equipamentos para o setor leiteiro.

Ainda terá exposição e julgamentos de gados leiteiros. Hoje, í s 14h, terá o julgamento de novilhas de produtores que participam do Programa de Inseminação Artificial (PIA) da Prefeitura de Beltrão. O julgamento da raça holandesa acontece amanhã í s 14h. í€s 9h de sexta é a vez de serem julgadas os animais da raça Jersey. Por volta das 15h30 de hoje, o municí­pio lançará o Programa de Incentivo í  Bacia Leiteira.

http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/agropecuaiexcl;ria/13,31595,17,07,comeca-a-via-tecnologica-do-leite.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas