Com a seca, gado morre e produção de leite cai no Alto Sertão sergipano

“O gado cai de repente e depois morrem” lamenta agricultor sobre a seca no Alto Sertão de Sergipe.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Sem pasto, e sem água nas fontes os sertanejos do município de Poço Redondo, localizado a 140 Km de Aracaju, estão perdendo o gado com a seca na região. Os animais estão caindo e, sem forças para se reerguer, morrem.

O município de Poço Redondo conhecido como um dos maiores produtores de leite do estado diminuiu a produção em aproximadamente 50%. Os pecuaristas lamentam também o preço do produto que está sendo vendido por R$ 0,70 centavos.

O líder comunitário Humberto Diniz, conhecido como Bebeto da Barra da Onça comenta que na região existem 38 assentamentos e 20 acampamentos, e todos sofrem com uma das piores secas dos últimos anos. «Aqui na Barra da Onça a última chuva que juntou um pouco de água nas fontes foi em janeiro», comentou Humberto.

«Aqui a gente só ouve os produtores falarem que quando chover vão vender o gado não compensa criar vaca de leite aqui em Poço Redondo. Perdi duas vacas em menos de 20 dias, e esta situação está acontecendo em vários povoados e assentamentos da cidade», lamentou o líder comunitário.

Poço Redondo decretou situação de emergência por conta da seca e estiagem, e diante da situação o exército vem colocando água em algumas comunidades a cada 15 dias, mas a comunidade reclama que o abastecimento não é suficiente para atender a demanda.

http://itnet.com.br/com-a-seca-gado-morre-e-producao-de-leite-cai-no-alto-sertao-sergipano,27172.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas