# Coapa completa 14 anos ao lado do produtor rural

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Considerada uma das maiores cooperativas da região Norte do Brasil

Promover o desenvolvimento sustentável dos cooperados, através de soluções tecnológicas, ações coletivas e cooperação mútua, exercer uma atividade técnico-educacional, preparando cooperados como cidadãos conscientes e participativos para o aprimoramento contí­nuo de sua atividade, da cooperativa e da comunidade, buscando sempre a excelíªncia, comprometendo-se com o futuro e conservação do meio ambiente. Essa é a missão principal da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins que completou 14 anos de atuação em 26 de junho de 2012.

Considerada uma das maiores cooperativas da região Norte do Brasil, nasceu do sonho de um pequeno grupo de produtores rurais que acreditou na região de Pedro Afonso e aqui se estabeleceu para produzir grãos. Eles integravam o Programa de Desenvolvimento do Cerrado – Prodecer III, do Ministério da Agricultura, com o objetivo de aumentar a produção e oferta mundial de alimentos.

A Coapa conta atualmente com 255 cooperados, entre produtores de grãos e agricultores familiares nos municí­pios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí­, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Santa Maria do Tocantins, Tocantí­nia, Itacajá, Itupiratins, Goiatins, Recursolí¢ndia e Centenário. Atua como porta-voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária no Tocantins; incentivando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; oferecendo consultoria técnica e insumos ao agropecuarista; prestando serviços na área de armazenamento de grãos com a maior unidade do Estado desenvolvendo a agricultura familiar com vários projetos s, sempre primando pela ética e pelos valores cooperativistas.

Na safra 2011/2012, 44 agricultores associados a Coapa plantaram uma área de 20.321 hectares de soja. O armazém registrou a recepção de 76.132 toneladas, maior volume recebido na história da cooperativa.

Principais projetos desenvolvidos

Programa de Qualidade da Coapa – Implantado em dezembro de 2010 com o intuí­do de trazer mais eficiíªncia e qualidade í s ações da cooperativa. Com várias ações tem envolvido cooperados e colaboradores promovendo mudanças significativas no dia a dia da entidade cooperativista. Projeto de Arranjo Produtivo do Leite – Atua na organização de pequenos produtores de leite, levando assistíªncia técnica e facilitando o acesso a insumos e crédito financeiro.

A cooperativa faz a coleta do leite e comercialização junto a unidade da Leitbom, em Conceição do Araguaia (PA). O produtor tem a garantia de vender seu leite com bons preços e de receber em dia.

Organização do Quadro Social (OQS) – Uma das ações de maior sucesso desenvolvidas atualmente pela Coapa com apoio do Sistema OCB/Sescoop-TO.

Tem o objetivo de dinamizar a relação dos cooperativistas. A intenção é integrar o cooperado, a cooperativa e a comunidade como um todo. A organização do quadro social envolve tanto o aspecto tecnológico de trazer o produtor para se capacitar, como desenvolver trabalhos que envolvam toda a famí­lia do agricultor.

Projeto Renascer – Recupera e preserva nascentes em propriedades rurais da região de Pedro Afonso. A intenção é conservar o meio ambiente melhorando a qualidade e quantidade da água para consumo das famí­lias e animais, e usina irrigação de plantações.

http://surgiu.com.br/noticia/38168/coapa-completa-14-anos-ao-lado-do-produtor-rural.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas