Chuva faz produção de leite encolher no Estado

Precipitação de julho no RS prejudicou produção, de acordo com a Farsul
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Dos muitos estragos deixados pela chuva das últimas semanas no Rio Grande do Sul, um será a redução do volume de leite produzido em média, 13 milhões de litros/dia. A diminuição varia, mas projeção da Comissão de Leite da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) indica que pode chegar a até 10%. Ao mesmo tempo em que o resultado encolhe, os custos aumentam.

Sem poder colocar os animais no pasto — devido ao alagamento ou excesso de umidade —, a oferta de alimento ficou restrita. E o produtor precisou buscar alternativas — suplementação com silagem —, que tem custo adicional.

Essa diferença entre redução em volume e alta nos custos, com projeção de estabilidade nos preços pagos pela indústria, faz com que o momento seja de preocupação, afirma Jorge Rodrigues, presidente da Comissão de Leite da Farsul. Para quem não tem como oferecer suplementação, a redução pode ser ainda maior.

Governo federal reconhece emergência em 26 cidades gaúchas

O estresse no rebanho, provocado pela necessidade de confinamento, da manutenção em locais fechados, também afeta o ritmo. E até retomar o ritmo normal, vai levar ainda um tempinho.

— Depois da queda, leva-se de 30 a 60 dias para conseguir recuperar — afirma Nestor Bonfanti, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS).

Para os consumidores, a redução também terá um efeito. É que no Rio Grande do Sul, o pico de produção de leite costuma ser em setembro e outubro. Para chegar ao ápice, há que se manter um ritmo. Neste ano, a projeção é de que seja diferente.

— O excesso de chuva travou a curva de crescimento. O preço final não vai ter a queda que costuma ocorrer no período. Em alguns casos, pode até haver alta — estima Alexandre Guerra, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat-RS).

A enxurrada seguirá cobrando seu preço, mesmo sob o céu claro.
Gisele Loeblein
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2015/07/gisele-loeblein-chuva-faz-producao-de-leite-encolher-no-estado-4807775.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas