#Certificação garante genuinidade do queijo produzido na Serra da Estrela

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A certificação do queijo Serra da Estrela garante ao consumidor a genuinidade do produto, disse í  agíªncia Lusa fonte da Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, entidade que representa os produtores certificados da região demarcada.

«Há sempre vantagens na certificação, só usando a DOP (Denominação de Origem Protegida) Queijo Serra da Estrela, [o produtor] pode vender o produto como tal», segundo Célia Henriques, técnica da Estrelacoop, com sede em Celorico da Beira.

A responsável observa que o «queijo de ovelha curado pode ser produzido em qualquer parte do paí­s com leite em pó, com leite vindo de Espanha, enquanto o queijo Serra da Estrela só pode ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelhas da raça Serra da Estrela ou Churra Mondegueira que pastam, que dormem na região».

Referiu que o consumidor, comprando o queijo Serra da Estrela «está a comer um produto genuí­no, um produto que é distinguido em qualquer zona do paí­s e no estrangeiro».

Na área geográfica de produção existem 19 produtores que estão a certificar os seus produtos, distribuí­dos pelos concelhos de Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Penalva do Castelo.

Segundo a técnica da Estrelacoop, entidade gestora da DOP do queijo Serra da Estrela, «o número de produtores tem-se mantido em relação ao ano passado».

Fonte: http://www.milknet.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas