# CE: Encontro debate ações para expandir produção leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Para empresários e parlamentares, os investimentos são fundamentais para aumentar a oferta do produto, que conta com ampla demanda

Os perí­metros irrigados no Ceará poderiam prestar maior contribuição í  bacia leiteira, uma vez que cerca de 10% da área vem sendo explorada. Além disso, os produtores reclamam da existíªncia de uma reserva estratégica, de modo a não comprometer a oferta, especialmente para programas oficiais do governo.

Esses temas foram discutidos, ontem, durante a reunião da subcomissão do leite da Cí¢mara Federal, em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Rural, realizou ontem, durante toda a manhã, mais uma Conferíªncia Regional do Leite. Esta é a VII Conferencia Regional, que deverá encaminhar as propostas dos Estados durante a Conferencia Nacional do Leite, a realizar-se dia 8 de novembro, em Brasí­lia.

A reunião foi presidida pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Regional da Cí¢mara Federal, de Brasí­lia, contando ainda com as participações dos deputados federais Domingos Sávio, presidente da subcomissão do leite, e ainda Carlos Magno e Alceu Moreira, e do deputado estadual Hermí­nio Rezende, presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa.

Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural, Nelson Martins; o secretario nacional de irrigação do Ministério da Integração Nacional, Ramon Rodrigues; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya, presidente da CBL e empresário Bruno Girão. A reunião contou também com a presença de representantes de federações de Maranhão, Alagoas, Piauí­ e Pernambuco.

O deputado Domingos Sávio disse que esta comissão tem um caráter suprapartidário, construindo a convergíªncia, «para que possamos ter pela primeira vez a definição de uma polí­tica nacional para o setor que gera muitos empregos e renda neste Paí­s». Ele considera que o leite é um dos programas sócio econí´micos mais importantes do Brasil. Em seu pronunciamento, o parlamentar disse ainda ter visto ontem na Fazenda Flor da Serra, que utiliza área do projeto de irrigação Jaguaribe Apodi, com uma produção de 16 mil litros/leite/dia, utilizando o Pastejo rotacionado irrigado, uma experiíªncia bem sucedida, que pode dar certo em outros projetos.

Reginaldo Lobo, diretor de Agronegócio da Agíªncia de Desenvolvimento do Estado, apresentou os planos de negócios do Governo, que é feito através de 19 cí¢maras, nove das quais ligadas ao Agronegócio, ambientes democráticos, onde o segmento empresarial dialoga com setor público. Disse que o momento é dos mais oportunos para discutir e gerar ações em benefí­cio da cadeia produtiva do leite, colocando como desafio a instalação de novas plantas industriais no Ceará, aumentando a produção e oferta de leite no Estado, que é de 1.216 mil litros de leite/dia, para cerca de 1.500 mil litros/dia, ou seja, o Estado apresenta um déficit de quase 25%, comprometendo a cadeia produtiva.

O empresário Bruno Girão, presidente da Companhia Brasileira de Alimentos (CBL), disse que somente o leite Betí¢nia tem condições de triplicar sua produção, que hoje é de 16 mil litros /leite/dia, necessitando porém de mais áreas irrigadas para trabalhar, hoje ele ocupa 400 hectares do Perí­metro Irrigado Jaguaribe Apodi.

O sucesso do projeto ocorreu com a implantação do Pastejo rotacionado, produzido durante 12 meses do ano, utilizando a irrigação, o chamado projeto Pasto Verde, que vem demonstrando ser uma alternativa altamente viável, num pais como a Nova Zelí¢ndia.

Maior exploração

«No Ceará, segundo estudos da Adece, existem 200 mil hectares irrigáveis nos perí­metros irrigados do Dnocs, e somente são explorados 20 mil», disse Raimundo Reis, consultor da Agencia.

Durante a Conferíªncia Regional do Leite no Ceará, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará,Flávio Saboya apresentou ao setor produtivo do leite, uma proposta com 22 itens, mas na visão dele, uma delas pode ser a redenção da pecuária, criando a cultura da reserva estratégica.

Fonte: Diário do Nordeste

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas