CDS-PP preocupado com falta de classificação de leite nas Flores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O CDS-PP mostrou-se hoje preocupado por a ilha das Flores, nos Açores, não dispor de um sistema de classificação de leite, alegando que a situação «penaliza os produtores» em termos de diferenciação da qualidade do produto e preço.

«Estamos preocupados com o facto de a ilha das Flores ser a única que não dispõe de classificação de leite na região. Não se diferencia a qualidade do produto e do bom produtor, fazendo com que o litro de leite seja pago a 25 cíªntimos a todos», afirmou o deputado do CDS-PP na Assembleia Legislativa Paulo Rosa, em declarações í  Lusa, após reunir com a direção da Cooperativa Ocidental.

Paulo Rosa criticou a forma como o Instituto de Alimentação e Mercados Agrí­colas (IAMA) tem tratado este processo, pois «nunca deu resposta afirmativa em relação í  falta de classificação do leite produzido na ilha das Flores».

«Entre 2010 e 2011 foi realizado um perí­odo experimental de classificação, mas que não teve continuidade», acrescentou o deputado, frisando que assim também «não existe um mecanismo que incentive os produtores a melhorarem o seu produto».

As crí­ticas do CDS í  atuação do IAMA prendem-se também com o aumento de quota leiteira solicitado pelos produtores das Flores.

«Foram cinco os produtores que solicitaram aumento de quota. Um pediu um aumento de 150 mil litros e foi-lhe concedido um aumento de dois mil litros», apontou o deputado, sublinhando que estes valores «estão longe» das pretensões dos agricultores e considerando tratar-se de «uma forma para os silenciar».

Paulo Rosa disse ainda «estranhar os argumentos» utilizados inicialmente pelo IAMA.

«Recentemente veio a público a denúncia de que os produtores tinham solicitado aumento de quota e que lhes tinha sido negado com o argumento de que não tinham a qualidade padrão. Estranhamos, porque não se pode alegar isto quando não há classificação de leite na ilha», apontou.

Além disso, o deputado do CDS-PP acusou o IAMA de se ter «apropriado, durante anos, e sem nenhum protocolo, da ETAR 1/8estação de tratamento de águas residuais 3/8 que é propriedade da Cooperativa Ocidental» e preparada para afluentes de laticí­nios.

«Durante anos usaram a ETAR para descargas de afluentes do matadouro e devolveram-na í  Cooperativa sem qualquer reparação», sustentou.

Neste sentido, o deputado adiantou que o partido «está a ponderar usar um instrumento adequado em temos parlamentares para denunciar a forma como o IAMA tem tratado a ilha das Flores» e para que a situação «seja corrigida», referindo-se ao caso da não classificação do leite e í  questão da «utilização abusiva» da ETAR.

A ilha das Flores é a única dos Açores que produz leite sem um sistema de classificação estabelecida a ní­vel regional para efeitos de pagamento ao produtor, em função da escala e da forma como decorre a produção.
http://ww1.rtp.pt

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas