# Captação de leite aumenta 4% em junho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Indústrias reduziram preços para recuperar margens de lucro. Importações também pressionam preços

O volume de leite processado em junho registrou aumento de 4% na média ponderada, considerando-se os sete estados (RS, PR, SC, SP, MG, GO e BA), acompanhados pelo índice de Captação de Leite (ICAP-Leite) elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

No sul do Paí­s, graças í  safra de inverno, houve um aumento de 7,4% na captação leiteira. Apenas no Rio Grande do Sul, o incremento foi de 11% na comparação com maio. A expectativa, segundo agentes do setor consultados pelo Cepea, é de que a captação continue aumentando até agosto, quando deve ocorrer o pico de produção.

O volume captado em junho representa um aumento de 6% na comparação com o mesmo míªs do ano passado. Quando considerado o semestre, o crescimento foi de 2,4% sobre o desempenho observado nos primeiros seis meses de 2011.

Em julho, o valor lí­quido, pago pelo litro do leite ao produtor teve queda de 1,2%, e ficou em R$ 0,7821, na media ponderada. O preço bruto (com frete e impostos) também recuou 0,9%, com média de R$ 0,8478/litro. Na comparação com o mesmo perí­odo do ano passado, o valor recebido pelo pecuarista é 7% menor em termos reais, ou seja, já descontando a inflação.

Além do aumento da oferta, atí­pico para este perí­odo do ano, a redução dos preços pagos ao produtor pode ser resultado de maior pressão das indústrias e cooperativas para aumentar a margem de lucro. “Não foi observada queda na demanda por parte do varejo, mas com dificuldade em repassar os reajustes desde o iní­cio do ano, já havia sinais de que a indústria reduziria os valores pagos pelo leite”, afirma Aline Barrozo Ferro, pesquisadora do Cepea.

Outro fator que pode estimular a pressão baixista é o aumento das importações, que dá í  indústria maior poder de negociação. De acordo com agentes do Cepea, o elevado volume adquirido, especialmente de leite em pó e queijos, continua atrapalhando as vendas do produto nacional.

Fonte: Portal DBO com informações Cepea
http://www.portaldbo.com.br/novoportal/site/Conteudo/Noticias/4471,,Captacao+de+leite+cresce+4+em+junho.aspx

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas