Campeã de torneio leiteiro se aproxima de recorde mundial

A vaca Luana venceu o 56º Torneio Leiteiro de Patrocínio Paulista, realizado durante a Festa do Peão da cidade
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A vaca Luana venceu o 56º Torneio Leiteiro de Patrocínio Paulista, realizado durante a Festa do Peão da cidade

A vencedora do 56º Torneio Leiteiro de Patrocínio Paulista, no último fim de semana, se aproximou do recorde mundial de produção de leite. Em 72 horas de ordenha, a vaca Luana produziu 310,190 quilos de leite. Em apenas um dia, foram 112,260 quilos, 2,76 a menos que o recorde detido por Indiana Canvas 2R, que produziu 115,020 quilos em Uberlândia (MG) no ano passado.

A vaca Luana, nascida e criada na fazenda São Tarcísio, em Patrocínio Paulista, já havia vencido o torneio na edição passada e conquistou seu segundo título, surpreendendo seu proprietário e os organizadores do evento. “Ela foi ordenhada três vezes ao dia, durante os três dias de torneio e (a quantidade) chamava a atenção todas as vezes”, disse Fernando Lopes, 34, responsável pelo animal.

Segundo Lopes, para manter seu alto desempenho, a vaca recebe acompanhamento diário de um veterinário e mantém uma alimentação bastante equilibrada. “Devido à alta produção de leite diária, é necessário dar esse atendimento veterinário constante ao animal, estamos sempre de olho.”

Apesar de suficientes para colocá-la na primeira posição da competição, os números apresentados pela vaca não puderam ser contabilizados no ranking de recordistas, pois o torneio não é homologado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que é a raça de Luana. Para aproveitar o potencial do animal, o próximo passo agora é participar de eventos reconhecidos pela associação. “Vamos procurar as competições homologadas para conquistar o recorde oficialmente”, disse Lopes.

http://gcn.net.br/noticia/292133/regiao/2015/07/campea-de-torneio-leiteiro-se-aproxima-de-recorde-mundial

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas