# Cí¢mara do Leite trabalha para finalizar Plano de ação

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Oito eixos estratégicos deverão nortear as ações e programas de 30 entidades que fazem parte da Cí¢mara Setorial do Leite e estarão contidos no Planejamento Estratégico, que vem sendo desenvolvido pelo grupo

Oito eixos estratégicos deverão nortear as ações e programas de 30 entidades que fazem parte da Cí¢mara Setorial do Leite e estarão contidos no Planejamento Estratégico, que vem sendo desenvolvido pelo grupo. Na manhã desta terça-feira, dia 13, em novo encontro, as entidades debateram a educação empresarial e técnica para criadores de gado de leite. A previsão do grupo é que o plano seja concluí­do nesta quarta-feira, 14, último dia de reunião, que acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fieto).

Dentre as propostas colhidas nesta manhã estavam assistíªncia técnica efetiva e continuada para produtores, capacitação de técnicos e produtores e transferíªncia de tecnologias. “Após o debate e definidas as ações, iremos contratualizar com todas as entidades, cada uma assumindo o que é de sua responsabilidade”, destacou o médico veterinário da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) Cláudio Sayão. O plano tem previsão de execução de até cinco anos.

O empresário Marco Pitondo, da indústria Cremolat, destacou a importí¢ncia do debate para a melhoria na qualidade e na quantidade da produção leiteira no Estado. “Vai ajudar o segmento industrial e os produtores. E com isso, vai refletir diretamente na produção e esperamos crescer com mais solidez”, disse, acrescentando que a Cremolat processa cerca de 40 mil litros de leite ao dia, transformando-o em queijo e derivados. A produção é toda voltada para comercialização no Rio de Janeiro.

Planejamento

Através do Planejamento Estratégico, a Cí¢mara Setorial do Leite pretende aumentar a produção leiteira no Estado, melhorar a capacitação técnica, a qualidade dos produtos, a assistíªncia técnica, a qualidade de vida dos produtores, viabilizar a industrialização, comercialização, logí­stica, infraestrutura e gestão da informação para o setor.

Além da Seagro, também integram a Cí¢mara Setorial de Leite, o Sebrae Tocantins, a Faculdade Católica do Tocantins, Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), a Secretaria do Trabalho e Assistíªncia Social (Setas), Unitins Agro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), a Secretaria da Saúde (Sesau), a Superintendíªncia Federal da Agricultura (SFA), o Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa), a Embrapa, a Agíªncia Estadual de Fomento, a Agíªncia de Defesa Agropecuária (Adapec), a Secretaria Municipal da Agricultura (Sagri), além de cooperativas e associações de produtores de leite do Tocantins.
Fonte: Josiane Mendes – Ascom/Seagro

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas