Calor pode afetar a produção de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leite: as pastagens tiveram bom desenvolvimento. Mas o calor em excesso afeta o bem-estar animal.

Saiba qual o efeito das altas temperaturas em diferentes setores

 

A alta temperatura e o tempo seco também produzem efeitos no campo. Na região de Boa Vista das Missões (foto), no Norte, o calorão chega com o início da colheita.

 

— Quando passa dos 35ºC, 36ºC, não é bom para ninguém — diz Dulphe Pinheiro Machado Neto, gerente técnico da Emater.

 

Veja o impacto do clima sobre alguns setores.

 

Leite: as pastagens tiveram bom desenvolvimento. Mas o calor em excesso afeta o bem-estar animal.

 

Aves: são bastante sensíveis à altas temperaturas, porque têm maior dificuldade em perder calor. Os aviários, em geral, são climatizados (com sistemas de ventilação e exaustão), como explica Ariel Mendes, diretor de produção da União Brasileira de Avicultura. O grande problema é quando falta energia.

 

Hortifrutigranjeiros: a maior parte da produção de folhosas é irrigada. Mas o calor em excesso faz a planta se desenvolver menos e desregula o plantio escalonado, segundo Evandro Finkler, presidente da Associação dos Produtores da Ceasa. O mormaço facilita a proliferação de pragas. Dulphe lembra que a condição atual pode ser benéfica — caso da uva, que em colheita pede pouca umidade.

 

Grãos: um quarto das lavouras de milho está pronta e tem boa produtividade, observa Dulphe. Outro um quarto está em desenvolvimento vegetativo — são as variedades que mais sofreram com a falta de chuva. Outros 50%, na floração e enchimento de grãos, estão em boas condições devido à chuva recente. Na soja, por enquanto, não há danos — o período crucial é fevereiro.

 

ZERO HORA

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas