#Cadeia produtiva do leite tem dificuldades em repassar o aumento nos custos de produção aos consumidores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A cadeia produtiva de lácteos enfrentou dificuldades no ano de 2012, com aumentos nos custos de produção e aumento nos preços abaixo da inflação ao longo do ano, comprometendo assim a rentabilidade de setor.

Enquanto o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA de alimentação e bebidas aumentou 8,9% no ano, o IPCA de leite e derivados aumentou 5,7%, ou seja, o setor de lácteos teve aumento nos preços menor que o setor de alimentação e bebidas no geral.

A situação se agrava quando considerada a variação nos custos de produção ao longo de 2012. De acordo com o í­ndice que mede a variação nos custos de produção de leite (ICPLeite/Embrapa) o custo de produção aumentou 25% entre janeiro e dezembro de 2012, aumento muito superior aos 5,7% observados no IPCA leite e derivados.


Fonte: elaborado pela equipe MilkPoint a partir dos dados IBGE e Embrapa
Base: 100 jan/2012

A dificuldade em aumentar os preços não é uma exclusividade dos setor de lácteos. Cadeias produtivas importantes como a de carnes, apresentou um IPCA ainda menor, -0,03% (IPCA carne), porém outros setores que também tiveram aumentos nos custos de produção, devido principalmente aos preços do da milho e soja observados no ano, conseguiram aumentos nos preços maior que a inflação. í‰ o caso por exemplo do frango (IPCA frangos inteiros) e do suí­no (IPCA carne de porco), com aumentos no ano de 16,7% e 9,7%, respectivamente, enquanto o IPCA geral foi de 5,2%.

O gráfico abaixo demonstra que os preços do setor de lácteos (IPCA leite e derivados) variou menos que o IPCA geral na maior parte do ano, variando acima da inflação apenas a partir de novembro. Com isso, o acumulado do ano foi apenas 0,5% superior, enquanto outras cadeias, como a de frangos, encerrou o ano com um acumulado de 11,5% superior. Em contra partida, o setor de gado de corte (IPCA carnes) apresentou variação inferior í  inflação ao longo de todo o ano.


Fonte: elaborado pela equipe MilkPoint a partir dos dados IBGE
Base: 100 jan/2012

Os resultados observados em 2012 demonstram que a cadeia produtiva de lácteos absorveu o aumento nos custos de produção, que não conseguiu repassar o aumento nos custos aos consumidores, implicando em menor rentabilidade ao setor.

Por outro lado, os preços relativamente baixos aos consumidores contribuí­ram para o aumento do consumo interno de leite. Segundo pesquisa recente divulgado pela Leite Brasil o consumo per capita de leite teve alta de 3% no ano passado, saltando de 173 litros/hab ano em 2011 para 177 litros/hab em 2012. Segundo o dirigente Jorge Rubez “mantendo esse ritmo, a previsão é de atingir 181 litros/hab em 2013. A meta para daqui cinco anos é aproximar-se do recomendado pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde que é aproximadamente 200 litros/hab”.

Preocupação do governo com preços dos alimentos

A questão dos preços dos alimentos é preocupação corrente do governo brasileiro no que se refere ao controle inflacionário. Nos últimos anos, a inflação de alimentos tem sido superior ao da economia como um todo.

Na última terça feira, como destaca a reportagem do Valor Econí´mico, o recém criado Conselho interministerial de Estoques Públicos de Alimentos se reuniu para avaliar possí­veis ações de controle dos preços dos alimentos. Especialistas do governo já avaliam mecanismos de venda direta de alimentos, acionada em casos de elevação súbita de preços e também a recriação de banda de preços para intervenção direta do governo no mercado.

A matéria é da Equipe MilkPoint

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas