Cadeia do leite reivindica melhores condições

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Documento preparado por entidades que amparam o setor será entregue ao Governo e polí­ticos na próxima semanaNa próxima segunda-feira (07) as principais entidades agropecuárias do Rio Grande do Norte entregarão – no Parque Aristófanes Fernandes -, aos parlamentares do Estado e ao Governo Estadual, um documento elaborado em conjunto para nortear as ações sobre a atividade pecuária do RN. Das dificuldades do setor, passando pelo Programa do Leite, o calhamaço será o pedido dos produtores rurais.

Nesta quarta-feira (02) as entidades (Sinproleite, Sindileite, Ancoc, Anorc e Faern) se reuniram, na sede da Federação da Agricultura para definir os pontos do documento e elaborar a programação para a próxima segunda-feira. “Foi o momento de reunir todos os representantes e pontuar os itens do documento que será entregue aos deputados estaduais, federais, senadores, além do governo na segunda-feira. Será neste dia, durante um café da manhã no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu que iremos apresentar as nossas reivindicações e as nossas sugestões para o setor do leite no RN. A proposta é também traçar estratégias para minimizar os reflexos da seca, considerada a pior desde a década de 1960.”, ressaltou José ílvares Vieira, presidente da Faern.

De acordo com Vieira, a decisão de elaborar o documento partiu de vários pedidos dos produtores de leite do estado e que culminou em uma reunião promovida no Sebrae, na última sexta-feira (27 de abril). “Nessa reunião, foi feita a apresentação de um estudo feito pelo Sebrae no Rio Grande do Norte a pedido da Faern e que analisou o setor entre 1996 e 2012. Com os dados em mãos, descobrimos que o Programa do Leite, por exemplo, está passando por problemas e que necessitam ser sanado o mais rápido possí­vel”, pontua o presidente da Federação da Agricultura do RN.

Estí­mulos fiscais

Outro problema, apontado por José Vieira, está relacionado com a indústria de laticí­nios, que não recebe estí­mulos fiscais para processar os derivados do leite. A falta de isenção tributária deixa os estados vizinhos com um setor mais consolidado, de forma que o queijo produzido na Paraí­ba, por exemplo, torna-se mais competitivo que o potiguar dentro do mercado local. Além disso, o ambiente favorável fora das terras potiguares atrai gigantes do segmento lácteo para estados, como Pernambuco e Ceará. «Não temos um plano que díª competitividade í  indústria de laticí­nios», finalizou o presidente da Faern.
Fonte: Ecoar Agíªncia de notí­cias

http://www.milkworld.com.br/noticias/post/cadeia-do-leite-reivindica-melhores-condicoes

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas