#Brasil Foods e Marfrig vão aumentar preços em até 10%

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Alta dos grãos que servem como ração animal puxa o aumento nos custos das maiores empresas produtoras de carnes de frango e suí­nas do paí­s

Natal deste ano também deve ficar mais caro

As duas maiores produtoras de carnes de frango e suí­na do paí­s, a Brasil Foods e a Marfrig, reajustarão os preços de seus produtos para compensar o aumento de custos, especialmente a alta nos grãos que servem de ração para os animais, disseram executivos das companhias nesta terça-feira.

O reajuste dos preços neste trimestre será de 5 a 10%, afirmou o presidente da BRF , José Antonio Fay, em conferíªncia com jornalistas para detalhar os resultados do segundo trimestre.

O mercado internacional de grãos teve preços recordes recentemente, por conta da seca que afetou as lavouras norte-americanas, e a BRF (maior produtora de carne de aves e suí­na do paí­s) busca recuperar margens com os reajustes, assim como a Marfrig, a segunda no ranking.

O aumento dos preços das carnes deverá ser mais um desafio a ser enfrentado pelo governo para manter a inflação sob controle. O item alimentação é um dos que mais preocupa economistas atualmente, após a disparada nas cotações dos grãos no mercado internacional.

O executivo da BRF lembrou que o planejamento para as vendas de final de ano teve iní­cio em março, e os animais já estão sendo alimentados com grãos a um preço muito mais alto do que no ano passado.

«Isto quer dizer que os preços devem ficar mais altos no final do ano», declarou Fay, reforçando que diante das altas dos custos até o momento os aumentos já começam a ser aplicados neste trimestre.

«Estamos falando de aumentos entre 5 e 10%, com a visão que se tem hoje (de custos). E isto é imediatamente, até o final do ano, a ver», completou ele.

No segundo trimestre, a empresa já aplicou reajuste marginal entre 1 e 2%.

A BRF divulgou na segunda-feira o resultado do segundo trimestre, com queda de 99% no lucro lí­quido, para 6 milhões de reais, por influíªncia importante dos preços de grãos.

MARFRIG

Carcaça com carne de gado Pardo Suí­ço após abate no frigorí­fico Marfrig, no interior de São Paulo

«Concordo com a BRF, que estimou hoje uma alta de 5 a 10% nos preços, para recuperar margem», disse Ricardo Florence, diretor de Relações com Investidores do Marfrig, em entrevista por telefone.

A Marfrig teve lucro lí­quido de R$ 15,5 milhões no segundo trimestre , revertendo um prejuí­zo de R$ 91 milhões um ano antes.

Segundo Florence, a Marfrig deve ser menos afetada pelos custos maiores dos grãos por ter mais negócios em bovinos do que a BRF. Além disso, as margens do setor bovino estão melhorando, com um custo menor da arroba do boi.

Por outro lado, a BRF é a maior produtora do paí­s de carne de aves e suí­na, produtos cujos custos estão mais relacionados aos preços do farelo de soja e do milho, em ní­veis recordes atualmente.

O aumento significativo dos custos dos grãos levou representantes do setor de carnes nesta terça-feira a Brasí­lia para pedir ao governo a liberação dos créditos de PIS/Cofins que a Receita Federal deve í s empresas.

O objetivo, segundo a associação que reúne as processadoras de carne de frango (Ubabef), é usar os créditos para reforçar o capital de giro e investimentos, num momento de margens mais apertadas pelo aumento dos custos.
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2012-08-14/empresas-de-alimentos-elevarao-precos-por-custos-maiores.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas