Durante a reunião de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, ocorrida na província de Mendoza, o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Norberto Yauhar, afirmou que começou a normalizar a entrada de produtos argentinos no Brasil.
A decisão de normalizar as exportações surgiu como produto das gestões realizadas pelo Ministério da Agricultura, Secretaria de Comércio e Chancelaria. Vale destacar que já começaram se ser emitidas as licenças correspondentes para o envio das mercadorias.
«Vale destacar que o Brasil começará a liberar as licenças não automáticas para a lista de produtos argentinos que incluem leite, creme de leite, mussarela, parmesão, uva seca, azeite de oliva, farinha de trigo, caramelos, chocolates, batata congelada, azeitonas, geleias e vinhos».
Por outro lado, a Argentina garante a entrada efetiva de um grupo de produtos do Brasil, como calçados, tíªxteis e confecções, móveis, linha branca, pneumáticos, carne suína e maquinaria agrícola.
Por último, chegou-se a um acordo de um mecanismo de monitoramento dos compromissos estabelecidos, através da troca periódica de informações sobre outorga de licenças e de reuniões mensais para avaliar a marcha do comércio bilateral, com vistas a assegurar o objetivo em termos de déficit comercial.
http://chubut.lanoticia1.com