# Boa noite, Cinderela: empresa faz leite para dormir

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em pequenos sachíªs, leite de vaca especial dá sono e reduz o estress em seres humanos
Fornecedores retiram o primeiro leite do dia, mais rico em melatonina, e enviam í  Synlait para processamento

Cantebury, Nova Zelí¢ndia – Um leite de vaca especial, mais rico em uma substí¢ncia chamada melatonina por ser coletado logo nas primeiras horas da manhã, promete ser a coqueluche dos pobres seres humanos que sofrem de insí´nia ou de estresse. O Sleeping Milk, ou Night Milk, chegará ao mercado em março do ano que vem, primeiramente na Nova Zelí¢ndia, na Austrália e na China. A novidade foi criada pela empresa Synlait, especialista em produzir leite em pó com valor nutricional elevado, localizada em Rakaia, na região de Cantebury, na Ilha do Sul da Nova Zelí¢ndia.

Segundo Tony McKenna, diretor geral de desenvolvimento de negócios da empresa, o leite para dormir, em pó, será vendido em sachíªs e indicado para quem tem sono agitado, sofre de insí´nia ou estresse. «A melatonina é uma substí¢ncia natural que todos os animais tíªm, inclusive os seres humanos, mas nestes, a quantidade de melatonina diminui ao longo dos anos, com o avanço da
idade», explica. «Então, após inúmeras pesquisas, nossos especialistas concluí­ram que as vacas Holandesas produzem esta substí¢ncia em maior quantidade durante a noite, em seu leite», diz.

Os fornecedores de leite da Synlait – uma espécie de associação de criadores de gado Holandíªs chamada Synlait Farms – coletam este leite especial todos os dias, í s quatro horas da manhã (primeira ordenha do dia) e enviam o produto í  fábrica. Lá, os especialistas isolam a melatonina para processa-la e transforma-la em pó. Em seguida, a substí¢ncia é adicionada, em doses eterminadas, a outros tipos de leite em pó, normal ou desnatado. «A melatonina é o principal ingrediente do leite para dormir neozelandíªs», afirma o executivo.

Simon Causer, gerente de pesquisas da empresa explica diz que a melatonina, por ser natural, é menos prejudicial í  saúde dos seres humanos. «A melatonina tem um papel importantí­ssimo para ajudar os humanos a regular os ciclos dia/noite e a ordenha de leite produzido pelas vacas durante a noite permitiu que criássemos um auxiliar de sono 100% natural».

Por ser vizinho da Austrália e parcerios comerciais da China (a Synlait tem sócios chineses e na ísia, a empresa leva o nome de Bright), o leite para dormir deve chegar primeiro nestes paí­ses, mas McKenna acredita que seu potencial é grande e pode ser útil a todas as sociedades modernas. «As pessoas hoje em dia tem muitos problemas para dormir, estão estressadas. Precisam voltar a seguir o conselho de suas avós e tomar um leitinho quente para dormir bem», diz ele. «Não é por acaso que existe este ditado, de que o leite dá sono. Ele dá mesmo». Além da ísia, McKenna acredita que o produto terá sucesso na Europa, devido í  idade elevada da população, e na América do Sul, devido ao ritmo frenético de trabalho.

Causer diz que a empresa vem realizando testes para comprovar a eficácia do leite para dormir há alguns anos. Durante um perí­odo, adultos tomaram um copo do leite 30 minutos antes de irem para a cama e aí­, a qualidade de seu sono passou a ser monitorada e comparada aos que tomaram o leite convencional. Segundo Causer, os resultados foram um sucesso. Uma empresa alemã e uma japonesa também estão estudando inserir o «leite do sono» no mercado.

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI311045-18080,00-BOA+NOITE+CINDERELA+EMPRESA+FAZ+LEITE+PARA+DORMIR.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas