#Avançam negociações para uma grande indústria de laticí­nios em Panambi

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na última terça-feira o Prefeito Municipal de Panambi Miguel Schmitt-Prym acompanhado do Presidente da Cí¢mara de Vereadores Ibraim Chagas, esteve em Londrina no Paraná para ultimar as negociações para a implantação de uma grande fábrica de produtos lácteos em nossa cidade.
Depois de visitar o complexo industrial da CONFEPAR – Agroindustrial Cooperativa Central que atualmente industrializa mais de oitocentos mil litros de leite dia, produzindo uma vasta linha de comestí­veis desde leite ensacado, longa vida, iogurtes, manteigas, leite condensado, leite em pó, creme de leite, ração animal, queijos e outros, o Prefeito e o Presidente da Cí¢mara se reuniram com o Presidente do Grupo Renato Belezi e outros membros da diretoria para discutir eventuais parcerias para implantar uma indústria em Panambi.

A perspectiva é de que a planta a ser construí­da no Rio Grande do Sul, estando Panambi bem situado na disputa do empreendimento, é de uma indústria que no primeiro ano investiria dez milhões de reais para industrializar mais de trezentos mil litros de leite adquiridos na região, com um plano de incremento da produção em pequenas propriedades rurais, inclusive com subsí­dios do Governo Federal, ampliando em quatro anos para um milhão de litros diários com a ampliação da linha de produção.

As exigíªncias colocadas pelo grupo são a área, de cinco a oito hectares, parcerias para fomentar a produção, parcerias para garantir energia elétrica para um consumo de 500 KW/hora, acesso asfaltado bem como um ou mais poços artesianos que garantam 80.000 metros cúbicos de água por hora. A empresa quer também ajuda polí­tica para encaminhamento das licenças ambientais e de controle e as parcerias para formação de recursos humanos, tanto em ní­vel de propriedades no processo produtivo do leite como para mulheres que sejam capacitadas para trabalhar na indústria.

O Prefeito ofereceu a área de Ocearú/Maranei para o empreendimento e garantiu o atendimento í s demais demandas do grupo, para trazer o empreendimento a Panambi, que, todo implantado em cerca de quatro anos, poderá gerar cerca de quatrocentos empregos diretos, preferencialmente de mulheres que tem dificuldade de acesso ao mercado de trabalho atual em nossa cidade, que exige qualificação na área metalomecí¢nica.

Além disso, a empresa atrairá também uma serie de atividades terceirizadas como transporte e logí­stica, envasamento (A Tetrapak mantém uma prestadora de serviços dentro da planta de Londrina), além de que muitos dos equipamentos poderão ser fabricados pelas metalúrgicas de nossa cidade.

Ao retornar de Londrina ainda na noite de terça-feira o Prefeito Miguel classificou a viagem e o encontro como altamente interessantes e veio com a convicção de que Panambi está muito bem situada na disputa da nova indústria, que tem importí¢ncia estratégica porque alavancará o desenvolvimento de grande número de pequenas propriedades rurais de agricultura familiar, com a melhoria dos planteis, modernização de práticas de manejo e o consequente aumento da produção de leite do municí­pio, atualmente em cerca de duzentos mil litros e que poderão ser triplicados com a ajuda deste grupo cooperativo.

Os próximos passos serão uma visita do Conselho de Administração í s áreas que estão sendo oferecidas, em diversos municí­pios, entre eles Panambi e após a decisão da empresa pelo local de implantação. Isso deverá acontecer nos próximos sessenta dias, conforme o cronograma estabelecido pelo Presidente do Grupo Renato Belezi.
http://www.guiadigital.info/index.php?not=1&pesq_not=1&mostra=13693

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas