Ausência de água afeta produção de leite e acende sinal de alerta

Produtores da região de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Maravilha e Ouro Branco estão sendo castigados
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores da região de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Maravilha e Ouro Branco estão sendo castigados
O dilema da falta de água nas regiões do semiárido alagoano parece não ter fim no alto sertão alagoano. Produtores da região de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Maravilha e Ouro Branco estão sendo castigados com os resquícios da seca verde que agravou o problema de falta de água para alimentar o rebanho e a colheita na lavoura.

Desde junho, Vanderlan Santos, técnico da CPLA, explica que a situação é crítica entre os produtores, principalmente aqueles que coletam de 50 a 100 litros por dia. «A produção do leite tá caindo, muitos perderam a plantação de milho e sorgo. Quem muito tirou, conseguiu 25% do que plantou. É muito grave, pois o produtor está a ponto de abandonar a atividade», analisou.

Com pouca silagem e reserva de água esgotada, o produtor José Geraldo, de Batalha, conta que muitos produtores estão sem saída para captar água e colher alimentos como a palma, para alimentar o rebanho. «Se não houver intervenção pública, a única saída que vejo é esperar a chuva ou partir para outra atividade, isso porquê a tendência é piorar com o verão», apontou seu Geraldo.

Com a baixa no rendimento da coleta de leite, o produtor alega que programas de melhoria genética e incentivo a produção de qualidade serão automaticamente desperdiçados: »se a gente não possui condições de alimentar o animal, sem água para beber e plantar, não haverá condições».

Chuvas

A estimativa da CPLA é que dos 1000 produtores da região,85% foram atingidos pelo revés da Seca Verde, sendo que 60% deles conseguiram armazenar água para uso de 30 a 40 dias. Os outros 40% seguem dependendo de fornecimento privado.

Este ano, a região contou com apenas 45 dias de chuva quando o normal é de 70 a 80, segundo o técnico da CPLA. «Houve um período que durante uma semana choveu muito e outras que foi bem escassa. Também teve um problema com uma lagarta que devastou várias plantações e isso agravou a situação da lavoura», conta Wanderlan. Os produtores agora esperam trovoadas de verão para regar o campo e recomeçar os plantios.

http://www.tribunahoje.com/noticia/156562/cooperativas/2015/10/03/ausencia-de-agua-afeta-produco-de-leite-e-acende-sinal-de-alerta.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas