#Assistíªncia técnica a agricultores que produzem até 100 litros de leite por dia será reforçada

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
Agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia serão beneficiados com uma Chamada Pública de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural (Ater) voltada para inovação tecnológica na cadeia produtiva do leite. Nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de junho, serão realizadas reuniões na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite), em Juiz de Fora (MG), onde serão identificadas as tecnologias existentes para este público e as estratégias de formação de técnicos de assistíªncia técnica e extensão rural (Ater). O objetivo é fazer com que essas tecnologias cheguem aos agricultores familiares.

As reuniões contarão com a presença de representantes de 17 centros de pesquisa da Embrapa, um extensionista de cada região do Paí­s e a equipe de técnicos do Departamento de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia correspondem a 46,9% de toda produção do leite no Paí­s e já foram identificados pelo projeto do MDA e da Embrapa. «A ação integra a pesquisa e a extensão rural para um público que geralmente a inovação tecnológica não alcança, bem como vai atuar na principal cadeia produtiva da agricultura familiar que é o leite, por ser um produto que permite que o estabelecimento tenha maior capital de giro», explica o diretor do Departamento de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva.

Tecnologia
O diretor do Dater acrescenta que «tecnologia e assistíªncia técnica intensiva melhoram de maneira expressiva a qualidade do leite e o volume da produção nos estabelecimentos da agricultura familiar».
A Chamada Pública está prevista para ser lançada ainda este ano. Os técnicos de Ater serão capacitados para qualificar o serviço que vão ofertar aos agricultores com base nas tecnologias encontradas na Embrapa, nas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), nos laticí­nios e nas cooperativas.

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas