#Ascensão de recordistas do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O presidente da recém-criada Associação Goiana dos Criadores de Gir Leiteiro (AGCGIL), Amarildo Gonçalves Pires, inaugurou, ontem à noite, a sede da entidade no Parque Agropecuário de Goiânia, como parte da programação da 50ª Expo-Goiânia, que se encerra amanhã. Com esta iniciativa, que praticamente coincide com o 80º aniversário desta Capital, Amarildo, também um criador de gir leiteiro e alto executivo do Banco Safra, em São Paulo, procura demonstrar «audácia e empreendedorismo» em sua gestão à frente da AGCGIL.

 

Em sua visão, a participação da AGCGIL na 80ª Exposição Agropecuária de Goiânia confirma o arrojo prometido. A expectativa era de expor 90 cabeças de gir leiteiro no Parque Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira, neste período de feira. «Apresentamos 150 animais de alto padrão genético, de onde saiu inclusive a campeã mundial na categoria vaca jovem», esboça Amarildo Pires, dono da Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás. Para a grande exposição de maio de 2014, a proposta é «oferecer muito mais», garante, satisfeito com o sucesso da Expo-Goiânia.

 

Os recordes nas diferentes categorias do concurso leiteiro com o envolvimento do gir demonstram o crescimento da raça. «Põe Goiás no topo da genética do gir leiteiro do Brasil», observa o criador, que sabe dar o pulo do gato entre a pacata Bela Vista de Goiás e a opulência financeira da Avenida Paulista. Esta é para o País assim como Walt Street para os Estados Unidos ou para o próprio mundo da economia globalizada. Grandes criadores no Estado estão investindo nos seus rebanhos leiteiros para que a raça seja melhor divulgada, menciona.

 

Propostas

 

Uma das propostas da nova entidade é abrir parcerias com a Embrapa Gado de Leite, a Universidade Federal de Goiás, entre outras instituições acadêmicas, e também ampliar o número de associados. «Queremos fortalecer cada vez mais as ações dos criadores de gir leiteiro e crescer com as exposições patrocinadas pela SGPA», acrescenta Amarildo. Observa ele que pretende somar com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura e também com a Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) nos segmentos da genética, gestão e abrir mais a comunicação com o público criador.

 

DE GOIÂNIA

 

PARA MUNDIAL

 

A recordista mundial na categoria vaca jovem da raça gir saiu da 50ª Exposição Agropecuária de Goiânia, em torneio encerrado na tarde de ontem. Bandeira é o seu nome, que pertence a Maria Tereza Lemos Costa Calil, de Franca (SP). O animal produziu uma média de 56,567 quilos de leite no período do certame no Parque Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Com essa produção, Bandeira superou o recorde anterior de 55,941 quilos/vaca/dia, que pertencia a Jiba Fiv de Brasília, de José Coelho Vitor.

 

Na categoria vaca adulta, a Grande Campeã foi Bruna Fiv Cabo Verde, de José Coelho Vitor. A sua média foi de 61,033 quilos. A Reservada Campeã foi Mandala Vila Rica, de Dilson Cordeiro Menezes, com uma produção média de 60,94 quilos.

 

Os prêmios foram entregues no encerramento do torneio no próprio pavilhão, com a participação do presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir Leiteiro (AGCGIL), Amarildo Gonçalves Pires, e criadores.

 

A 50ª Expo-Goiânia prossegue hoje e se encerra amanhã (domingo). Para hoje, a programação consiste nos julgamentos do cavalo mangalarga marchador, das raças nelore e gir-aptidão leiteira, 18º Leilão da AGT – Matrizes Goianas, às 12 horas, e Leilão de Criação e Sela – Núcleo Mangalarga Marchador de Goiás, às 20 horas. Amanhã, final do julgamento das raças nelore, equinos mangalarga marchador e, às 12 horas, Leilão Nelore HP e Convidados, com transmissão pelo Canal Rural – Programa Leilões.

 

DIÁRIO DA MANHÃ

WANDELL SEIXAS

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas