Aprovada a criação do Instituto Gaúcho do #Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

IGL trabalhará pela organização, produtividade, qualidade, sanidade e renda para o setor

Os diálogos da Câmara Setorial do Leite, iniciados em 2011, e o exemplo de países como Nova Zelândia e Uruguai transformaram o Rio Grande do Sul no primeiro Estado a criar um instituto que irá pensar e planejar o futuro da atividade leiteira. O Instituto Gaúcho do Leite (IGL), aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (11), na sede da Ocergs, em Porto Alegre, por 47 entidades, trabalhará pela organização, produtividade, qualidade, sanidade e renda para o setor.

 

O instituto terá inicialmente orçamento de R$ 2,4 milhões/ano. Por ser entidade sem fins lucrativos, ainda pode contar com créditos presumidos de R$ 6 milhões. Temas como a contribuição e organização dos 120 mil produtores estarão na mesa do colegiado, assim como medidas de combate à adulteração.

 

«O instituto será o espaço de amparo e promoção do conjunto dos debates», afirmou o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, segundo nota divulgada à imprensa.

 

Eleito para dirigir o primeiro mandato do IGL, Gilberto Piccinini, da cooperativa Cosuel, disse que o Estado «não é fraudador de leite. Temos uma história de dedicação e vontade de produzir. O desafio é fazer produtos diferenciados em qualidade». Elton Weber, presidente da Fetag, será o vice-presidente do IGL.

 

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=153855

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas