Após achar álcool etílico em marca de #leite, Mapa pede investigação no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Problema, segundo governo, ocorreu em requeijão e leite UHT da Piá. Cooperativa diz que não constatou problema, mas retirou itens do mercado.

 

A Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul solicitou ao Ministério Público Estadual investigações sobre a presença de álcool etílico detectada em uma inspeção em leite UHT e requeijão light da cooperativa Piá. O pedido foi encaminhado na última sexta-feira (1º), mas só foi divulgado nesta segunda (4). Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde julho a empresa está orientada a recolher lotes dos dois produtos.

O governo informou que no dia 15 de julho deste ano o posto de refrigeração da Piá em Vila Flores, município da serra gaúcha, foi interditado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) após álcool etílico ser encontrado em amostras de leite cru refrigerado. Em nota, o Mapa ressaltou que «a presença da substância no leite é considerada fraude, pois mascara a adição de água». O posto, porém, retornou às atividades no dia 21 do mesmo mês, após implantar ações corretivas.

O recolhimento cautelar determinado atinge lotes de leite UHT integral fabricados em 26/06/2014 e com data de validade até 26/10/2014 (lotes L02/2 e L2-3) e do lote de requeijão light (200g) fabricado em 30/06/2014 e com data de validade até 30/09/2014 (lote L2). Além disso, o Ministério da Justiça foi comunicado sobre o fato e vai avaliar o recall dos produtos já comercializados, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Segundo informações da rastreabilidade apresentadas pelo posto de Vila Flores, o lote do leite do qual foi coletada a amostra que havia sido remetido à sede da cooperativa, no município de Nova Petrópolis, também na Serra, foi utilizado na fabricação do requeijão light 200g e o leite UHT integral.

Procurada pelo G1, a Piá informou, em uma nota oficial, que análises internas e externas feita em um laboratório credenciado pelo Mapa do mesmo lote não constataram irregularidades nos produtos. A empresa garantiu, no entanto, já ter tomado providências para recolher os dois produtos do mercado.

Tendo em vista determinação da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA-RS) determinou à Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. Indústria de Alimentos (Piá, SIF 758) o recolhimento cautelar dos lotes de leite UHT integral fabricados em 26/06/2014 e com data de validade até 26/10/2014 (lotes L02/2 e L2-3) e do lote de requeijão light (200g) fabricado em 30/06/2014 e com data de validade até 30/09/2014 (lote L2).
1 – Nas análises internas e nas amostras dos referidos lotes enviados para análise externa em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, não ficou constatado qualquer irregularidade nos itens produzidos;
2 – Ainda assim, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. procedeu o recolhimento no mercado dos referidos lotes, conforme solicitado pela Superintendência de Agricultura.
3 – Os produtos que ainda estiverem no mercado serão recolhidos.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2014/08/apos-achar-alcool-etilico-em-marca-de-leite-mapa-pede-investigacao-no-rs.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas