Animal em lactação é o que garante renda ao produtor

Ter uma grande propriedade nem sempre é garantia de lucros ao produtor rural. Muitas vezes, o pasto é formado por gado improdutivo, porque existe uma cultura no Brasil de relacionar o tamanho da terra com a quantidade de animais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Animais que não produzem carne ou leite na bovinocultura podem ser um peso excessivo para os pecuaristas, pois muitos não têm dinheiro suficiente para manter a própria estrutura e por isso reclama que a atividade não dá lucro.

“Patrimônio (animais em crescimento) não dá lucro, o que dá lucro é a renda diária com animais em lactação”, destaca o engenheiro agrônomo Marcelo Rezende, presidente da Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira (Cooperideal). A afirmação foi eita durante o recente Encontro dos Técnicos do Goiás Mais Leite – Metodologia Balde Cheio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Diante do cenário, Rezende destaca a necessidade urgente de se discutir a estruturação do rebanho. Para tanto, ele apresenta alguns dados que indicam a estrutura ideal e ainda aponta fatores que interferem nesta matemática, como a pequena taxa de descarte, a falta de seleção de animais, o adiamento do primeiro parto e a reprodução irregular.
Para o especialista, o indicado é fazer uma relação entre as fases do rebanho: vacas em lactação, vacas secas, bezerras, novilhas e machos. “A taxa de reposição tem de ser de 28% para que a de mortalidade se aproxime de zero.”
Recria
Segundo a médica veterinária Raquel Ferreira, técnica do programa Balde Cheio no município goiano de Caiapônia, o primeiro passo que o pecuarista deve realizar é romper a barreira criada pela questão cultural no sentido de separar a atividade leiteira de todas as outras, além da necessidade de descartar alguns animais.
Sobre os centros de recria o engenheiro agrônomo cita sua experiência em centros de recria no Estado de Paraná, onde os animais eram recebidos e recriados e, em seguida, devolvidos aos produtores. “A intenção é diminuir na fazenda o excesso de animais que não produzem leite e que demandam investimento”, reforça Rezende.
Em reportagem publicada pelo site da Sociedade Nacional de Agricultura (www.sna.agr.br/?p=18819), a recria foi apontada como a “menina-dos-olhos” da pecuária de corte, diante de um cenário que traz produtores rurais mais qualificados profissionalmente falando, com foco no melhoramento genético, e facilidade para comprar bovinos a preços parcelados, especialmente na fase de cria. A informação foi repassada, na ocasião, pelo médico veterinário Rodrigo Albuquerque, especialista em mercado do boi gordo e analista de mercado.
“A cria de bovinos vem aumentando desde 2007. No ano passado, o animal (nesta fase de vida) ficou aproximadamente 46% mais caro. O ano é da cria. Vocês estão virando a página e o mercado vem buscando um equilíbrio”, afirma Albuquerque.
Balde Cheio
O Programa Goiás Mais Leite – Metodologia Balde Cheio, desenvolvido pelo Senar Goiás, difunde as novas tecnologias e métodos da área de produção leiteira aos pecuaristas de leite. Seu objetivo é promover o desenvolvimento da atividade, utilizando como principal ferramenta a transferência da tecnologia para produtores e técnicos do campo, entidades públicas e privadas, de forma que passem a serem multiplicadores de conhecimento.
A principal estratégia para a realização deste trabalho é a formação de unidades demonstrativas, com a finalidade de evidenciar a viabilidade técnicas, econômica, social e ambiental da produção intensiva de leite.
Fonte: Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas