Alpina investirá 54 milhões no seu processo industrial

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A importante empresa láctea colombiana Alpina tem para este ano um orçamento de investimento de 54 milhões de dólares, com o qual impulsionará o crescimento interno da sua matriz colombiana. O plano inclui a modernização das linhas de produção de que
Na unidade industrial de Entrerrí­os, na proví­ncia de Antioquia, que está a operar desde 2010, será introduzida uma linha para produção de sumos durante o segundo semestre deste ano, ao mesmo tempo que vai ser feita uma renovação tecnológica na fábrica de Caloto, que se dedica exclusivamente í  produção de sumos desde que foi construí­da, em 1997.

De acordo com Julián Jaramillo, presidente da Alpina, “ o que observamos é que com a preocupação relativa ao tema da ‘pegada-de-carbono’, os elevados custos de transportes e as grandes distí¢ncias a percorrer, para além de infraestruturas que, por vezes, não ajudam, o facto de se estar a trazer todos os sumos de Caloto a Bogotá, encarecia fortemente o produto”. Daí­ a decisão de produzir os mesmos nas unidades industriais de Facatativá e de Sopó, mas próximas da capital colombiana.

“Assim, encurtamos a cadeia de valor, fazemos com que as máquinas estejam onde está o consumo e isso faz com que os produtos viajem menos e tenha menores custos implí­citos. Essa é também a razão dos investimentos previstos para a fábrica de Entrerrí­os”, insiste Julián Jaramillo.

Foi de acordo com esta diní¢mica que a Alpina chegou a um acordo com o seu fornecedor preferencial de embalagem, a Carvajal, para que monte uma unidade de produção próxima de Sopó, que consegue colocar as embalagens naquela fábrica em cerca de vinte minutos, de acordo com um plano de produção feito í  medida.

Fonte: Club Darwin

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas